Campeão brasileiro e da Copa Libertadores, o Flamengo é reconhecidamente o time mais forte da América do Sul na atualidade.
Mas qual é o "patamar" do Rubro-Negro no futebol mundial? A pergunta é difícil, mas os números podem ajudar a responder.
Em atualização da FiveThirtyEight nesta segunda-feira (9), o time comandado por Jorge Jesus aparece como o 34º no ranking de melhores do mundo. É a melhor colocação de um clube da América do Sul.
O ranking é liderado por Manchester City, seguido por Bayern de Munique e Liverpool. Barcelona e Real Madrid completam os cinco primeiros.
Embora longe dos ponteiros, o Flamengo está à frente de clubes tradicionais, como Lyon (35º), Benfica (38º) e Milan (40º).
Entre os brasileiros, o mais próximo do Rubro-Negro é o Palmeiras (64º). O top-5 nacional ainda tem Grêmio (76º), Santos (110º) e São Paulo (131º).
Como funciona o ranking?
O ranking da FiveThirtyEight usa o índice Soccer Power Index (SPI), criado pela ESPN em 2009. A ferramenta mistura pontos objetivos e subjetivos para analisar clubes de 24 ligas nacionais de futebol, além da Champions League e Liga Europa.
O sistema usa quatro fatores para a avaliação: coeficientes de competitividade, classificações ofensivas e defensivas das equipes de acordo com resultados, classificações ofensivas e defensivas dos jogadores e por fim uma classificação que cruza os dados ofensivos e defensivos obtidos nos itens anteriores. Assim, é gerado o rating final.
Por exemplo, a pontuação ofensiva aponta o número de gols que seria esperado desta equipe contra um adversário médio em campo neutro, além da quantidade esperada de gols sofridos na mesma circunstância. Com base nestes números e inúmeras simulações, gera-se um valor para a classificação geral do SPI.
A avaliação ainda conta com outras métricas para apontar o desempenho de uma determinada equipe; Por exemplo, finalizações e probabilidade de vitória. Um sistema ainda realiza simulações para determinar uma projeção.
Veja a classificação:
Atualizado em 9 de março