Raio-x: o que mostram os gols de Luciano pelo São Paulo que encantaram Zubeldía

- Se alguém olhar os gols de Luciano entre 2020 e 2023, pode se dar conta de que o que aconteceu hoje, não é uma casualidade - afirmou o técnico do São Paulo , Luis Zubeldía, após o atacante marcar dois gols no triunfo fora de casa por 3 a 1 contra o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro.

Na entrevista coletiva pós-jogo, o treinador argentino afirmou ter assistido aos gols que Luciano marcou pelo São Paulo . Foram 74 gols marcados pelo atacante em jogos oficiais desde agosto de 2020.

Consideradas todas as competições, desde a contratação de Luciano, em agosto de 2020, o São Paulo esteve em campo por 28.749 minutos (479h09min). O atacante atuou por 16.029 minutos (267h09min), participando de 56% dos minutos da equipe. Foi titular em 170 jogos oficiais e entrou ao longo de 53 partidas como substituto.

Luciano abre 1 — Foto: Info esporte

Dos 95 gols feitos pelo São Paulo com finalização ou assistência de Luciano, 64 são considerados pelo Espião Estatístico como "decisivos". Isto é, aqueles marcados quando o time empatava ou perdia por um gol. São gols que mudam a pontuação conquistada na partida, independentemente do resultado final do jogo.

— Foto: Info esporte

Apesar de ter feito dois gols contra o Vitória em jogadas em que a bola foi levantada antes da finalização, Luciano tem números melhores no jogo rasteiro. Ele tem 27 gols a partir de jogadas aéreas e 37 em bolas rasteiras. A arte abaixo mostra claramente como Luciano é muito mais efetivo quando está dentro da área, com predomínio das finalizações em jogadas rasteiras.

— Foto: Info esporte

— Foto: Info esporte

Analisamos todas as finalizações feitas por Luciano nos Brasileirões de 2020 para cá. O que o argentino parece querer dizer é que para ser goleador como contra o Vitória, o atacante precisa entrar na área adversária. Os dados indicam isso: analisamos 252 finalizações, sem contar pênaltis e faltas diretas, e é evidente a diferença nas efetividades do atacante em conclusões de dentro e de fora da área.

Apenas em Brasileirões, desde 2020, Luciano fez 81 finalizações de fora da área, sem contar faltas diretas, e marcou dois gols, aproveitamento de 2%, um gol a cada 40,5 tentativas.

Sem contar pênaltis, foram 171 conclusões de dentro da área, com 36 gols só nos Brasileiros, aproveitamento de 21%. Um gol a cada 4,8 chances. A diferença é brutal.

Luciano na vitória do São Paulo sobre o Vitória — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net

— Foto: Info esporte

De todos os companheiros, o que mais o ajudou a marcar foi o meia Rodrigo Nestor, com seis assistências para gols de Luciano. Depois aparecem Igor Vinícius e Reinaldo, que lhe deram a bola para cinco gols, e Calleri, para quatro.

Rodrigo Nestor e Luciano em São Paulo x San Lorenzo — Foto: Marcos Ribolli

— Foto: Info esporte

A partida contra o Vitória foi a nona em que Luciano fez dois gols no mesmo jogo.

— Foto: Info esporte

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Zé Victor Meirinho.

Fonte: Globo Esporte