Raio-X dos pênaltis: veja os times com mais cobranças pró e contra na Série A

Header Espião Estatístico 3 (Foto: Infoesporte)
Atlético-MG; Lucas Pratto (Foto: Bruno Cantini/CAM) Lucas Pratto marcou seis gols em cobranças de pênalti no Brasileirão (Foto: Bruno Cantini/CAM)

No Campeonato Brasileiro deste ano, a quantidade de pênaltis marcados foi impressionante. Nos 380 jogos disputados, foram assinaladas 93 penalidades, média de 2,44 por rodada. O número corresponde um aumento de 14,8% em relação às edições de 2014 e 2013, que registraram 81 e 80 cobranças da marca da cal, respectivamente.

O Espião Estatístico* do GloboEsporte.com fez um levantamento de todos os pênaltis cobrados no Brasileirão 2015 e traçou um raio-X das infrações. Saiba qual time teve mais penalidades a favor e contra, quais os jogadores que fizeram mais gols desse jeito, quais os goleiros que praticaram mais defesas e os árbitros que mais apontaram para a marca da cal.

Os números mostram que no Brasileirão deste ano, as batidas rasteiras foram as preferidas pelos cobradores e se deu melhor quem bateu no meio do gol e no lado direito. Em 56 oportunidades, as bolas foram nos cantos baixos da meta. Todas as 3 cobranças no centro em baixo foram dentro da rede, aproveitamento de 100%. Nos 23 pênaltis cobrados na direita, 20 foram gols e apenas três defendidos, aproveitamento de 87%. Houve ainda 30 batidas no lado esquerdo, com 21 tentos, oito defesas e uma para fora (70%).

Outro ponto relevante é que poucas cobranças vão no alto, por conta do alto risco de erro, mas se o cobrador estiver com a mira afiada as chances de balançar as redes são enormes. Os números comprovam a tese. Das 11 penalidades arrematadas no alto, oito resultaram em gol, duas foram para fora e uma acertou o travessão.

Do total de pênaltis, 73 foram convertidos pelos cobradores. Outros 20 foram desperdiçados, 14 cobranças defendidas pelos goleiros, 4 foram para fora, uma bateu na trave e outra no travessão. Veja no gráfico abaixo todos os detalhes das cobranças de pênalti:

INFO Penaltis Brasileirão 2015 (Foto: Globoesporte.com)











01

pênaltis sofridos e cometidos por time


Ao longo do Brasileirão, os times que tiveram mais penalidades a favor foram Goiás e Santos, com oito cada. O Esmeraldino teve seis pênaltis assinalados no Serra Dourada e mais dois fora de casa. O Alvinegro Praiano obteve cinco cobranças na Vila Belmiro e outras três no território adversário. As equipes com menos pênaltis pró são Joinville e Palmeiras, ambos com apenas um.

No quesito pênaltis contra, os líderes são Figueirense e Internacional, com oito cobranças para os adversários. Desses pênaltis, sete foram longe de seus domínios e apenas um com o mando de campo.

A pesquisa também mostra que o campeão Corinthians e o Cruzeiro foram os times com menos pênaltis marcados contra, apenas um cada. O São Paulo foi o único adversário do Timão que teve a oportunidade na marca da cal, mas a cobrança de Alan Kardec foi defendida por Cássio, na maior goleada registrada no Majestoso: 6 a 1 para o time do Parque São Jorge. Já o penal assinalado contra a equipe mineira foi a favor do Grêmio. Na ocasião, Douglas converteu a cobrança do pênalti e o Tricolor gaúcho venceu por 1 a 0, em casa.

INFO Penaltis Brasileirão 2015 - por time (Foto: Globoesporte.com)
INFO Penaltis Brasileirão 2015 - por time (Foto: Globoesporte.com)















01

Impecáveis e o terror dos cobradores


Os jogadores que mais fizeram gols de pênaltis na Série A foram Lucas Pratto, do Atlético-MG, e Nenê, do Vasco. Os dois cobraram seis penalidades no Brasileirão e converteram todas. Eles junto com Ricardo Oliveira, do Santos, são os jogadores que mais tiveram chances na marca fatal. No entanto, o artilheiro do Brasileirão desperdiçou quatro cobranças, recordista no quesito.

Na segunda posição do ranking aparece o meia Jadson, do Corinthians, com cinco gols. Em seguida vem o atacante Erik, do Goiás, com quatro penais convertidos. Tanto o corintiano quanto o esmeraldino tiveram 100% de aproveitamento nas cobranças.

Dentre os goleiros que mais pegaram pênaltis, Weverton, do Atlético-PR, terminou a competição na liderança. Foram três penalidades defendidas (contra Avaí fora, Santos em casa e Internacional fora) e dois gols sofridos (Clayton, do Figueirense, e Nenê, do Vasco).

tabela, quem mais fez gols de pênaltis 2015 b (Foto: infoesporte)
tabela, quem mais defendeu pênaltis 2015 b (Foto: infoesporte)


01

ranking dos homens do apito

Marcelo de Lima Henrique Atlético-MG x Atlético-PR (Foto: Bruno Cantini/ Flickr Atlético-MG) Marcelo de Lima Henrique deu oito pênaltis no Brasileirão 2015 (Flickr Atlético-MG)

O árbitro que mais apontou para a marca da cal foi Marcelo de Lima Henrique. O juiz carioca assinalou oito pênaltis no Brasileirão, sendo três para o visitante e cinco para o mandante. Em segundo figuram Luiz Flávio de Oliveira, e Wilton Pereira Sampaio, ambos com sete marcações de penalidades. O paulista assinalou seis penais para os times que jogaram em território adversário e apenas um para os donos da casa, enquanto o goiano marcou quatro pênaltis para o visitante e três para o caseiro. Veja abaixo a lista dos árbitros que mais marcaram penais:

tabela árbitros que mais marcaram pênaltis no Brasileiro 2015 (Foto: editoria de arte)


*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Bruno Marques, Davi Monteiro, Guilherme Marçal, Gustavo Pereira, Igor Gonçalves, Leandro Silva e Valmir Storti.

Fonte: Globo Esporte