Rafinha admite 'sacrifício', diz que vai tratar de lesão e destaca: 'Sabia que tinha jogar e que ajudaria muito'

Quando o Flamengo informou que Rafinha estava com uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, no último fim de semana, a torcida logo ficou preocupado por conta do jogo desta quarta-feira, pela finalíssima da Recopa Sul-Americana. No entanto, o lateral, desfalque na decisão da Taça Guanabara, entrou para encarar o Independiente Del Valle e, no "sacrifício", se destacou.

Rafinha foi peça essencial para que o sistema defensivo rubro-negro não esmorecesse com um jogador a menos - já que Willian Arão fora expulso aos 20 minutos da etapa inicial. O camisa 13 admitiu que ainda necessita de tratamento e que precisava fazer um esforço extra para estar em campo no Maracanã - palco do primeiro título internacional da história do Fla no Rio.

- Tenho que me tratar e cuidar agora. Foi uma decisão difícil, mas fiz questão de participar porque era uma final. O Mister e o departamento médico me passaram confiança. Vim para jogar, sei das minhas responsabilidades, já tenho 34 anos e estou acostumado a decisões. Eu sabia que tinha que estar presente, jogar e que ajudaria muito, o que foi que aconteceu. Vim no sacrífico - falou, na zona mista do estádio, após o triunfo por 3 a 0 ante os equatorianos.

Seguro na defesa e eficaz no apoio, Rafinha ouviu Thiago Maia, o substituto de Arão no primeiro tempo, externar a sua importância para organizar o sistema defensivo e passar confiança ao volante.

- A gente procura conversar sempre, o máximo que puder ajudar. Às vezes, há situações de jogo, claro, que não tem como, pelo calor do jogo, orientar bem, como gostaríamos. Mas procuramos passar experiência, orientar e deixar as linhas bem fechadinhas. Ele (Thiago Maia) entrou em situação difícil, mas foi muito bem. O Thiago é um grande jogador e tenho certeza de que vai nos ajudar muito esse ano - completou Rafinha.

Rafinha e o restante do elenco folgam nesta quinta. O lateral-direito está praticamente descartado para o jogo deste sábado, contra a Cabofriense, na estreia da Taça Rio. Ele correrá contra o tempo e, conforme sublinhado pelo próprio atleta, irá focar na recuperação para estar apto diante do Junior Barranquilla, pela primeira rodada do Grupo A da Libertadores, no dia 4 de março, em duelo a ser realizado na Colômbia.

Rafinha - Flamengo

Rafinha levantou o quinto troféu em oito meses de trajetória no Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Fonte: Lancenet