Rafael Moura faz três, Figueirense vence Flamengo e sai na frente na Sul-Americana

No Campeonato Brasileiro, o Figueirense está na zona de rebaixamento e o Flamengo briga entre os quatro primeiros colocados. Na Copa Sul-Americana, porém, os papéis pareciam invertidos na luta por uma vaga nas oitavas de final.

Quem jogou melhor e saiu na frente nesta disputa foi o Figueirense, que recebeu o Flamengo no Orlando Scarpelli nesta quarta-feira e venceu por 4 a 2. Quem comandou a vitória foi o atacante Rafael Moura, autor de três dos quatro gols da equipe da casa.

LANCE A LANCE

O outro gol dos mandantes foi marcado pelo zagueiro Marquinhos. Pelos lados dos visitantes, balançaram as redes Alan Patrick e Marcelo Cirino.

A partida terminou com atraso porque ficou parada durante 11 minutos no segundo tempo. O motivo para isso foi a queda de alguns refletores do estádio.

O duelo da volta será na próxima quarta. O Figueirense poderá perder por até um gol de diferença que mesmo assim se garante na próxima fase. Quem se classificar vai enfrentar nas oitavas de final o vencedor do confronto entre Real Garcilaso (Peru) e Palestino (Chile).

Antes de se enfrentarem novamente pela Sul-Americana, Figueirense e Flamengo voltam as atenções para o Campeonato Brasileiro. Ambos jogarão no domingo e como visitantes.

Lutando contra o rebaixamento, o time catarinense pegará o Santos. Já a equipe carioca, que briga na parte de cima da tabela, vai encarar a Chapecoense.

FIGUEIRENSE SAI NA FRENTE E RESPONDE RÁPIDO

O jogo começou bem aberto, com os dois times encontrando espaços para atacar. O Figueirense teve um gol anulado por impedimento aos três minutos. Aos sete, foi o Flamengo que ameaçou com um chute de Cuellar, que exigiu boa defesa de Gatito Fernández.

Parecia que não demoraria muito tempo para os gols saírem. E foi o que aconteceu. Logo aos nove minutos, Rafael Moura abriu o placar. Ele recebeu um passe de Ferrugem, após boa jogada de Lins, e bateu no canto de Paulo Victor. Três minutos depois, o Flamengo empatou. Alan Patrick aproveitou rebote de uma finalização de Guerrero e mandou para o fundo da rede.

Não ficou nisso. O Figueirense rapidamente voltou a comemorar um gol. Aos 17, em uma cobrança de falta de Ayrton, o zagueiro Marquinhos apareceu livre na área para cabecear e colocar a equipe da casa novamente à frente.

622 a48fdb13 f6f0 369a aa79 33f90847e9ad
Ausência de Diego, desorganização tática e marcação fraca: Hofman analisa derrota do Flamengo

RAFAEL MOURA APROVEITA ERROS E DEIXA VITÓRIA ELÁSTICA

O Flamengo até teve novas chances de empatar enquanto a partida estava 2 a 1, mas esbarrou na defesa, no goleiro Gatito Fernandez ou na falta de pontaria dos finalizadores. Para Rafael Moura, sobrou categoria nas chances que apareceram na sua frente, ajudado em grande parte pelas falhas dos adversários.

Aos 26 minutos, ele viu o zagueiro Donatti escorregar. Isso o permitiu roubar a bola e partir sozinho para a área flamenguista. Na hora que Paulo Victor saiu do gol, ele deu um toque preciso de cobertura para fazer o terceiro do Figueirense.

O quarto foi marcado aos dois minutos do segundo tempo, desmontando qualquer estratégia que o adversário poderia ter traçado no intervalo. Desta vez, a contribuição foi de Paulo Victor, que não conseguiu espalmar com força suficiente o cabeceio do atacante após um outro cruzamento de Ayrton.

Com o placar em 4 a 1, a torcida do Figueirense no Orlando Scarpelli soltou os gritos de "olé".

FLAMENGO DESCONTA E TENTA REAÇÃO NO FIM

A ampla vantagem fez o Figueirense e armar na defesa para segurar o resultado e evitar mais gols como visitante do Flamengo. Ao mesmo tempo, o time tentou aproveitar ao máximo os contra-ataques, sem abrir mão da ideia de fazer um quinto gol.

Mas quem balançou a rede foi o adversário. Aos 30 minutos, Marcelo Cirino aproveitou bola desviada dentro da área, após cobrança de falta de Alan Patrick, e tocou de cabeça para descontar para o Flamengo.

Nos minutos finais, a equipe carioca se lançou ao ataque buscando diminuir ainda mais a diferença e chegou a ficar bem perto disso. Em um lance, Alan Patrick acertou um chute no travessão. Em outro, Willian Arão viu seu chute ir para fora.

FICHA TÉCNICA:
FIGUEIRENSE 4 X 2 FLAMENGO

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 24 de agosto de 2016 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Daniel Fedorczuk (Uruguai)
Assistentes: Mauricio Espinosa (Uruguai) e Nicolas Taran (Uruguai)
Cartões amarelos: Marquinhos, Elvis, Rafael Moura (Figueirense); Juan, Cuellar, Ronaldo (Flamengo)
Gols: Rafael Moura (Figueirense), aos 9 do 1º tempo; Alan Patrick (Flamengo), aos 12 do 1º tempo; Marquinhos (Figueirense), aos 17 do 1º tempo; Rafael Moura (Figueirense), aos 26 do 1º tempo; Rafael Moura (Figueirense), aos 2 do 2º tempo; Marcelo Cirino (Flamengo), aos 30 do 2º tempo.

FIGUEIRENSE: Gatito Fernández; Ayrton, Marquinhos, Werley e Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Jackson Caucaia, Ferrugem (Yago) e Carlos Alberto (Elvis); Lins (Pará) e Rafael Moura. Técnico: Tuca Guimarães

FLAMENGO: Paulo Victor; Rodinei, Donatti, Juan e Chiquinho; Cuellar (Ronaldo), Willian Arão, Alan Patrick e Mancuello (Adryan); Marcelo Cirino (Fernandinho) e Guerrero. Técnico: Zé Ricardo

Fonte: Espn