Com o fim do período extra para realizar a montagem de seus elencos visando a disputa do Campeonato Brasileiro , os 20 times da Série A, agora, só poderão registrar novos atletas a partir do dia 10 de julho, na abertura da segunda e última janela do calendário nacional.

Por outro lado, até lá, os clubes podem realizar pré-contratos visando reforçar seus plantéis para a sequência da temporada. E alguns já até se mexeram.

O Atlético-MG , por exemplo, tem acordo assinado com Bernard . Revelado no Galo, o 'Alegria nas Pernas' voltará ao Brasil após 11 anos fora e passagens por Shakhtar Donetsk , Everton , Al Sharjah e Panathinaikos .

O Botafogo também realizou movimentos. O Glorioso assinou pré-contrato com o volante Allan , revelado pelo Vasco e que vestiu as camisas de Napoli e seleção brasileira . Atualmente no Al Wahda , dos Emirados Árabes, o jogador de 33 anos reforça o Alvinegro na metade da temporada.

Além de Allan, o clube treinado por Artur Jorge terá um importante nome no setor ofensivo. Igor Jesus, autor de oito gols e duas assistências pelo Al Ahli , dos Emirados Árabes, também acertou com o clube e chega no meio do ano.

O Palmeiras foi o último a acertar uma contratação de peso. Na surdina, o Alviverde foi até a Itália e fechou a contratação de Felipe Anderson , meia-atacante atualmente na Lazio. O Verdão venceu a concorrência da Juventus para ter o jogador revelado pelo Santos .

10 nomes em fim de contrato e que podem 'estrelar' o Brasileirão

Jorginho

Em fim de contrato com o Arsenal , o brasileiro naturalizado italiano poderia ser uma forte opção para os clubes que buscam um meio-campo versátil. Aos 32 anos e tendo feito a carreira toda na Europa, Jorginho chegaria para a primeira passagem pelo Brasil.

Thiago Silva

Em fim de contrato com o Chelsea , o zagueiro vive uma incógnita na carreira. Quem acompanha de perto a situação é o Fluminense , onde Thiago Silva é ídolo. O jogador de 39 anos é sonho de consumo da torcida tricolor e, caso queira, retornaria ao Brasil após 16 anos.

Thiago Alcântara

Aos 33 anos, Thiago Alcântara vive os últimos meses de contrato com o Liverpool , onde convive com lesões desde que chegou. Um projeto bem apresentado pode seduzir o jogador, que já declarou torcida pelo Flamengo .

Sergio Ramos

Aos 38 anos, Sergio Ramos retornou ao Sevilla , clube que o revelou, na atual temporada. Ao todo, são sete gols e uma assistência em 30 jogos. A realidade para o Brasil é distante, mas quem procura trazer experiência para a zaga, o multicampeão com o Real Madrid poderia ser o nome ideal.

Di María

A chance de continuidade no Benfica é pequena, enquanto um retorno à Argentina é complicado por conta da segurança. Sendo assim, Di María cairia como uma luva em qualquer time brasileiro. O craque já chegou a ser cogitado no Brasil e uma vinda no futuro está em aberto.

Guido Rodríguez

Aos 30 anos, o volante, campeão do mundo com a Argentina em 2022, ainda tem mercado na Europa. Com contrato se encerrando no Betis , Guido Rodríguez traria experiência e qualidade para as equipes brasileiras que necessitam reforçar o meio-campo.

De Gea

Livre no mercado desde que deixou o Manchester United , De Gea chegaria ao Brasil para resolver os problemas das metas dos times que suam para encontrar um nome embaixo das traves.

Carlos Vela

Aos 35 anos, Carlos Vela marcou 14 gols e deu 11 assistências em 49 jogos em 2023 pelo LAFC na MLS . Os números credenciam o mexicano como um bom reforço para os clubes da Série A que sofrem com a falta de bolas nas redes e criatividade no ataque.

Mamadou Sakho

Com passagens por Liverpool e Paris Saint-Germain , ele chegou a ficar perto de defender o Amazonas em 2024 e entrar no hall das contratações mais inusitadas do futebol brasileiro em 2024. No entanto, não acertou com a equipe do Norte e ainda está livre no mercado. Quem sabe Sakho não aparece por aqui no meio do ano...

Juan Mata

Fechando a lista, Juan Mata. O meia espanhol, com passagens por Chelsea e Manchester United, está sem clube desde que deixou o Vissel Kobe , do Japão, após apenas um jogo. Aos 35 anos, ainda tem lenha para queimar e poderia ajudar os times brasileiros que buscam um meio-campo criativo.