Logo Netfla

Quem pode chegar e sair do seu time durante a parada para a Copa América

As quatro semanas de interrupção do calendário do futebol nacional para a disputa da Copa América prometem ser agitadas no mercado da bola e causam apreensão nos torcedores: afinal, com as especulações na Europa fervendo, como o seu time do coração pode ser afetado para a sequência da Série A do Campeonato Brasileiro ?

O UOL Esporte traçou um prognóstico de como alguns dos principais clubes do Brasil se preparam no mercado para esta parada tanto em relação a vendas como em contratações. Alguns reforços, como Ramires no Palmeiras e Rafinha no Flamengo , já estão confirmados. Mas muitas outras movimentações são esperadas. Confira:

Corinthians

O Corinthians pode ter muitas mudanças durante a parada para a Copa América, a começar pelo final do contrato de Ángel Romero, que não chegou a acordo para renovação e passou o semestre inteiro afastado. Outros estrangeiros que podem sair são Araos e Sérgio Díaz : o primeiro para ganhar experiência e ambientação ao futebol brasileiro, o segundo para ser devolvido ao Real Madrid ou ir parar no Cerro Porteño (PAR) após ser pouco aproveitado por Carille.

O próprio treinador, aliás, tem sondagem para retornar ao futebol saudita. Ele desperta interesse do Al Hilal , um dos maiores times da Arábia Saudita e que o monitora desde 2018.

Se muitos podem sair, o zagueiro Gil pode chegar . Ele já tem contrato e salários apalavrados com o clube e tenta a liberação do Shandong Luneng (CHI) nas próximas semanas - se não convencer os chineses, só chega ao Parque São Jorge em janeiro.

Palmeiras

AP Photo/Gustavo Garello
Keno é o maior desejo do Palmeiras durante a parada Imagem: AP Photo/Gustavo Garello

Depois de confirmar a chegada do volante Ramires , o Palmeiras observa o mercado da bola em busca de oportunidades. Considerado por muitos o elenco mais forte do Brasil, o clube tem no atacante Keno seu maior sonho , embora uma negociação com o jogador dependa da liberação junto ao Pyramids FC.

Com renovações recentes de suas principais estrelas, o Palmeiras também tem uma situação confortável em relação a saídas durante esta parada, com nenhum jogador em negociação.

Santos

Após 10 contratações no primeiro semestre do ano, o Santos considera seu elenco praticamente fechado. Durante a parada para a Copa América, o clube busca apenas um lateral-direito para ser reserva de Victor Ferraz, já que Matheus Ribeiro não convenceu, mas não trata o assunto com urgência. Rodinei, do Flamengo, é um dos nomes do radar.

Para saída, a lista é mais extensa. Além de Copete, que já acertou empréstimo ao Pachuca (MEX), o Santos quer se desfazer de Bryan Ruiz, meia costarriquenho não está nos planos de Jorge Sampaoli. O zagueiro Cléber Reis, o volante Guilherme Nunes e o atacante Felippe Cardoso completam a lista de encostados.

Novamente em alta, Lucas Veríssimo deve receber assédio da Europa. O zagueiro quase deixou o Peixe nas últimas duas janelas, mas a pedida afastou os interessados. Já o atacante Rodrygo, negociado com o Real Madrid (ESP), já se despediu e jogará pelo clube espanhol a partir de agora.

Ale Cabral/AGIF
Copete deixará o Santos Imagem: Ale Cabral/AGIF

São Paulo

O São Paulo inicia a parada para Copa América com dois alvos na mira, mas ambas as negociações encontram empecilhos. O atacante argentino Juan Dinenno já tem o aval de Cuca, mas a diretoria ainda não chegou a um acordo com o Racing, dono dos direitos do centroavante. Já o lateral esquerdo Adriano , do Besiktas, já demonstrou interesse em retornar o Brasil, mas a negociação ainda está travada na parte financeira.

Por outro lado, existe a expectativa de uma pequena reformulação no elenco, com Jucilei, Nenê e Bruno Peres como jogadores mais cotados para sair. Eles não se enquadram no perfil desejado por Cuca para a equipe e, com as possíveis transferências, ajudam no processo de redução da folha salarial.
Já o zagueiro Arboleda é considerado o principal ativo do São Paulo para reforçar o seu caixa e nunca escondeu o desejo de atuar na Europa. Já despertou interesse de clubes da Espanha.

Antony, por sua vez, é bem cotado no mercado europeu, mas o São Paulo não tem o desejo de negociá-lo, a não ser que uma proposta fora dos padrões torne a sua permanência inviável.

Botafogo

A chegada do atacante Victor Rangel no começo de junho satisfez a principal necessidade do técnico Eduardo Barroca e deixa o Botafogo em compasso de espera neste começo de parada, sem nenhuma negociação em andamento.

Por outro lado, Leo Valencia pode deixar o clube. Pouco utilizado por Barroca, o jogador espera por propostas e pode ser negociado.

Flamengo

O Flamengo anunciou o lateral-direito Rafinha e apresentou o técnico português Jorge Jesus , que vão se integrar ao clube durante a paralisação. Há uma busca por um zagueiro (além de Rodrigo Caio, ideia era trazer mais um no início do ano, o que não se concretizou) e um lateral esquerdo. Filipe Luis é o favorito , mas ainda não decidiu se continuará na Europa após ver seu contrato com o Atlético de Madri vencer. Em sua apresentação, Jorge Jesus pediu um ou dois reforços, não abrindo quais posições apontou como carentes.

Já em relação a possíveis saídas, o Athletico-PR demonstrou interesse no zagueiro Rhodolfo. Santos e Bahia fizeram contatos com Rodinei, mas a tratativa não avançou. A chegada de Rafinha pode fazer o clube rever essa posição e negociá-lo.

No momento, não há outras negociações de saída em curso, mas com a abertura do mercado europeu existe a apreensão por eventuais propostas a Léo Duarte e Cuéllar.

Lucas Figueiredo/CBF
Filipe Luis é alvo do Flamengo Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Fluminense

O Fluminense não tem nenhuma negociação para chegada de reforços em andamento, mas teme perder nomes importantes, caso do atacante Pedro, sempre na mira dos europeus. Luciano , que pediu para não completar o sétimo jogo pelo clube, dificilmente fica. Insatisfeito com atrasos recorrentes de salários, Yony González também pode sair.

Vasco

Ainda sem nomes definidos, o Vasco observa o mercado atrás de pelo menos três reforços para suprir perdas recentes como a de Maxi Lopez. Existe interesse em reforçar todas as posições, com exceção do gol.

Por outro lado, o clube convive com a possibilidade de negociar jogadores dependendo de boas propostas da Europa. Estes são os casos dos jovens Marrony, Tiago Reis, Andrey e Ricardo Graça. O atacante Rossi, que está emprestado até o final da temporada pelo Shenzhen FC, também é alvo de especulações.

Grêmio

Já com um elenco recheado de opções, o Grêmio inicia a parada atenta à situação de três jogadores: Everton, Luan e Kannemann. Artilheiro do time em 2018 e 2019, o meia-atacante que está com a seleção é a bola da vez para ser negociado. Já foi sondado por clubes da Rússia, Itália e França e propostas devem chegar. O Grêmio admite a possibilidade de negociá-lo.

Já Luan, em baixa, já esteve na mira de times de Portugal, França e Itália. Grêmio tem 65% dos direitos, contrato vai até o final de 2020 e saída poderá ser facilitada. Kannemann: por sua vez, já foi especulado como alvo de Atletico de Madri e Arsenal .

Por outro lado, o Grêmio tem dois perfis definidos na busca por reforços para o meio-campo, embora os nomes ainda não estejam definidos. Primeiro, o clube procura um jogador com características próximas às de Maicon. A comissão técnica também sonhou com Thiago Neves antes da parada do Brasileirão, mas não conseguiu. Mas perfil de um meia goleador e decisivo interessa no mercado.

Internacional

Ricardo Duarte/Inter
Tréllez tem caminho livre para deixar o Internacional Imagem: Ricardo Duarte/Inter

O Internacional se prepara para vender Iago. O lateral esquerdo é alvo de uma série de clubes da Europa e, dependendo da proposta, pode ser negociado. Além dele, Rodrigo Dourado e William Pottker também têm chance de venda. Jonatan Alvez deixa o clube em fim de contrato, Santiago Tréllez tem caminho livre para encontrar outro destino.

As chegadas ainda não estão definidas. O Colorado poderá repor na lateral caso perca Iago, analisa investir em jogadores de ataque e meio-campo. No entanto a falta de recursos para uma movimentação mais firme trava acordos maiores.

Atlético-MG

Depois de acertar as chegadas do volante Ramón Martínez e do lateral esquerdo Lucas Hernández , o Atlético-MG tem como próximo alvo o atacante Luciano , que está em litígio com o Fluminense. O time ainda observa no mercado nomes para suprir duas carências do elenco: um zagueiro e um meia-atacante.

Por outro lado, o clube deve dar continuidade ao enxugamento do elenco . Depois de rescindir o contrato com Martín Rea, Rafael Papagaio também é cotado para deixar o clube. Já o meio-campista Nathan tem a situação indefinida, já que seu empréstimo vence durante a parada para a Copa América. O Galo negocia com o Chelsea a permanência até o final do ano.

Thiago Ribeiro/AGIF
Luciano pode jogar no Atlético-MG Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Cruzeiro

Apesar da má fase no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro dá indícios de que apostará na manutenção de um elenco considerado forte para um segundo semestre de desafios, com a Copa do Brasil e a Copa Libertadores no horizonte. O clube neste momento não tem nenhum alvo definido no mercado.
Por outro lado, Lucas Silva está emprestado pelo Real Madrid até o meio do ano e dificilmente ficará no clube. A intenção do time espanhol é negociá-lo em definitivo com outra equipe da Europa.

Outra possível perda é a de Murilo, que está na mira do Lokomotiv Moscou, da Rússia. Atualmente, o zagueiro está com a seleção olímpica no Torneio de Toulon, na França, e a diretoria estuda a possibilidade de negociá-lo caso receba uma proposta concreta pelo atleta.

*Colaboraram Alexandre Araújo, Arthur Sandes, Bernardo Getile, Bruno Braz, Diego Salgado, Eder Traskini, Enrico Bruno, José Eduardo Martinz, Jeremias Wernek, Leo Burlá, Marinho Saldanha e Thiago Fernandes.

Fonte: Uol

Comentários

Jogos

Próximo jogo 18 horas a partir de agora
Taça Libertadores da América
Emelec (EQU)Emelec (EQU)
X
FlamengoFlamengo
Qua 24/07 / George Capwell / 21h30
Brasileirão - Série A
CorinthiansCorinthians
1 x 1
FlamengoFlamengo
Últimas
+ Lidas da semana