Wallace Yan entrou em campo pelo Flamengo apenas aos 39 minutos do segundo tempo no duelo contra o Palmeiras , neste domingo (25), no Allianz Parque. O pouco tempo, porém, foi suficiente para o jovem de 20 anos, pupilo de Filipe Luís, brilhar e ser decisivo para a vitória por 2 a 0 pelo Campeonato Brasileiro .
Quando ele substituiu Arrascaeta, o Rubro-Negro já vencia por 1 a 0. E foi dele a assistência para Ayrton Lucas, aos 42, marcar o segundo gol e garantir o triunfo. Em 12 jogos neste ano, o camisa 64 agora tem três assistências e quatro gols no time. Bons números para quem já superou dificuldades e busca se firmar no profissional.
O atacante fez o primeiro jogo com a camisa da equipe principal em 2024. Nesta temporada tem ganhado mais chances. A explicação pode vir do banco de reservas: o técnico Filipe Luís foi seu comandante ainda na base, no sub-20, e inclusive o ajudou em uma mudança de posição: passou a atuar mais como centroavante do que como ponta.
Em janeiro, quando marcou um gol contra o Sampaio Corrêa no Campeonato Carioca, o atleta falou sobre o sonho de jogar pelo Flamengo.
"Momento de muita felicidade. Isso é um sonho para todos garotos da minha idade, de fora ou dentro do Flamengo. Espero dar muita felicidade para a Nação", afirmou.
Wallace Yan chegou ao Flamengo ainda na categoria sub-17, em 2022, depois de jogar na base da Ferroviária. No time do interior paulista, teve uma fratura na tíbia e ficou desanimado com o esporte. Mas a volta por cima veio depois de se recuperar e despertar atenção do Rubro-Negro.
Nascido em 2005, o jogador, agora, além de pupilo de Filipe Luís, tem virado xodó da torcida flamenguista. A família, que o acompanha, já chegou a mostrar preocupação com uma possível badalação e deslumbramento do jovem, mas conta com apoio psicológico do clube para que isso não aconteça.
Fã de Ronaldinho Gaúcho
Wallace Yan nasceu quando Ronaldinho Gaúcho se preparava para ser eleito melhor jogador do mundo pelo segundo ano consecutivo. Ele não acompanhou o auge de R10, mas tem o ex-jogador, que passou pelo Flamengo, como ídolo.
Quando marcou contra o Sampaio Corrêa, inclusive, dedicou o gol a Ronaldinho.
"Quero dedicar esse gol para quem eu me inspiro também, o Ronaldinho Gaúcho. É um cara que me chama muita atenção, dentro e fora de campo, pela genialidade que ele tem. Então, ele é meu ídolo, eu vou carregar sempre isso", disse.
Próximos jogos do Flamengo
-
Deportivo Táchira (C) - 28/05, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
-
Fortaleza (C) - 01/06, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
-
Espérance (N) - 16/06, 22h (de Brasília) - Mundial de Clubes