Quem é quem na comissão técnica que Tite levará para o Flamengo

Novo treinador do Flamengo, Tite será anunciado em breve pelo clube. Junto dele, chegarão ao Ninho do Urubu mais cinco profissionais que integram sua comissão técnica: os auxiliares Cleber Xavier, Matheus Bachi e César Sampaio, o preparador físico Fábio Mahseredjian e o analista Lucas Oliveira. Todos chegarão para conduzir o restante do 2023 rubro-negro e planejar a próxima temporada.

Todos tem um histórico anterior com o treinador gaúcho, além de nutrir relações que duram diferentes períodos. Enquanto Matheus é filho de Tite, e Cleber é seu auxiliar há mais de 20 anos, outros começaram a trabalhar com ele apenas na seleção brasileira, inclusive na última Copa do Mundo, em 2022. De qualquer forma, serão essenciais para s.ua estadia no Flamengo

Cleber Xavier

Ele é auxiliar de Tite desde 2001, quando o treinador estava no comando do Grêmio. Desde então, durante as últimas duas décadas, os dois se tornaram inseparáveis e conquistaram 14 títulos juntos. Gaúcho de 59 anos, Cleber Marcio Serpa Xavier é o fiel escudeiro, tendo vivido os seis anos de seleção brasileira — incluindo duas Copas do Mundo —, os grandes momentos no Corinthians, e até as experiências no futebol dos Emirados Árabes Unidos.

Até ser chamado por Tite para ser auxiliar pela primeira vez, viveu uma trajetória nas categorias de base do Internacional e do Grêmio. Natural da cidade de Alegrete, não chegou a ser jogador profissional, mas já tinha tendência a gostar de esquemas táticos. Em 1994, se formou em Educação Física, em Porto Alegre.

O embarque na comissão de Tite tem sido a grande aventura de sua carreira, até o momento. Entre os seus episódios marcantes, a "espionada" que deu no Corinthians, em 2001. O Grêmio disputava a final da Copa do Brasil com o time paulista, de quem acabou vencendo, e o auxiliar foi escalado para acompanhar o treino adversário escondido. Ele só foi descoberto e expulso mais de uma hora depois.

Fora dos campos, Cléber Xavier tem o perfil diferente de Tite. Com mais de 20 mil seguidores no Instagram, vive a vida de maneira mais pública, indo a eventos sociais e compartilhando seus momentos. Ao contrário, Tite é reservado, caseiro e fechado com sua família. Mesmo assim, a dupla é afinada quando se trata de pensar futebol.

Matheus Bachi

Este dispensa maiores apresentações: é o filho mais velho de Tite, com sua esposa Rosmari Rizzi Bachi. Atualmente com 34 anos, ele integrou uma comissão do pai pela primeira vez em setembro de 2015, em sua terceira passagem pelo Corinthians. Profissional formado em Ciência do Exercício, havia sido anteriormente auxiliar no Caxias (RS).

Tite foi criticado por nepotismo após levar o filho para o Corinthians, contestações que aumentaram quando ele seguiu junto com o pai para a seleção brasileira. Lá, ele realizava inicialmente, trabalho mais analíticos, mas já aparecia à beira do campo nos últimos momentos da comissão na equipe. Matheus já afirmou que quer se tornar treinador no futuro e já tem a licença Pro da CBF. No Flamengo, terá mais um experiência na carreira.

Quanto à vida pessoal, Matheus é casado com a influenciadora digital Fernanda Silva Bachi, com quem tem dois filhos: Lucca e Leonardo. Ele também pode ser considerado um influenciador, já que tem 223 mil seguidores — quatro vezes mais que a esposa.

César Sampaio

É o único membro da comissão que teve uma carreira como jogador. Atuou como volante e foi ídolo no Palmeiras, onde venceu a Libertadores de 1999 e os Brasileiros de 1993 e 1994. Também passou por todos os grandes paulistas — Santos, Corinthians e São Paulo —, no Deportivo La Coruña (Espanha) e no futebol japonês. Pela seleção brasileira, ganhou a Copa América e a Copa das Confederações de 1997, e foi vice-campeão da Copa do Mundo de 1998.

Fora dos campos, sua carreira é predominantemente focada em gestão esportiva. Da mesma forma, fez o curso de licença Pro da CBF Academy, onde ele e Tite se conheceram. Assim, tornou-se auxiliar na seleção brasileira, e segue para o Flamengo, usando sua experiência nos gramados para complementar a comissão técnica.

Fábio Mahseredjian

O preparador físico de Tite é um velho conhecido do Flamengo, pois trabalhou no clube há 20 anos, em 2003. No futebol desde a década de 1980, o profissional de 56 anos chegou à seleção brasileira em 2014, e era funcionário fixo da CBF desde 2016. Além disso, Fábio conheceu o treinador no Corinthians.

Após tanto tempo programando seus treinos e controlando os condicionamentos físicos dos selecionáveis, foi convidado por Tite para seguir seus passos rumo ao rubro-negro. Duas décadas depois, encontrará um clube com uma estrutura bem diferente.

Lucas Oliveira

Nesta segunda-feira, o site ge confirmou que o analista de mercado deixou o Palmeiras para integrar a comissão de Tite no Flamengo. Lucas Oliveira era profissional do clube paulista desde 2020, onde tinha a função de observar potenciais contratações. Também trabalhou com o treinador como observador técnico na Copa do Mundo do Catar, onde agradou.

Lucas é analista de desempenho formado e dá cursos deste ramo na CBF. Durante sua carreira, passou por clubes como Grêmio, Athletico-PR e Ludogorets (Bélgica). Também atuou em seleções brasileiras de base.

Mais recente Próxima Marcos Braz confirma Tite no Flamengo e projeta: 'Retomar os campeonatos que já ganhamos'
Fonte: Extra