27 de setembro de 2020. O Flamengo enfrentava o Palmeiras pelo Brasileirão com um time recheado de jovens após um surto atingir o elenco profissional. Entre os garotos do empate heroico em 1 a 1 estava Otávio , protagonista na rodada na Champions League ao dar uma assistência na vitória do Porto sobre o Arsenal pelas oitavas de final.

O zagueiro chegou ao time português cercado de muita expectativa após o 'mundo girar' rapidamente para o jovem. Em junho de 2022, Otávio chegava ao Famalicão . Seis meses depois, o Dragão comprava o zagueiro por 12 milhões de euros, cerca de R$ 63 milhões.

Desta bolada, o Flamengo embolsou 30%, cerca de 3,6 milhões de euros, algo em torno de R$ 19 milhões. Mas quis o destino que Otávio fosse de 'encostado e esquecido' a protagonista da Champions em um ano e sete meses.

Nascido em 2002, Otávio formou dupla naquele jogo diante do Palmeiras com Natan, atualmente no Napoli , e agradou. Firme e seguro, empolgou a torcida com a expectativa de que um novo grande zagueiro pudesse surgir no Ninho. Mas ficou apenas na ilusão.

Mesmo com o bom desempenho, Otávio não recebeu chances no profissional do Flamengo, clube que deixou com apenas uma partida entre o time de cima. Totalmente esquecido pelo profissional, não foi utilizado nem mesmo nos Campeonatos Carioca s de 2021 e 2022, quando o clube escalou juniores nas rodadas finais.

O zagueiro precisou ir para Portugal e se encontrar. 30 jogos, dois gols e um olhar do Porto mudaram de vez o destino de Otávio. Em dois jogos na nova casa, todos como titular, contribuiu com uma assistência na importante vitória sobre o Arsenal.