Em meio à comemoração do título da Conmebol Libertadores, ainda no gramado do Estádio Monumental de Lima, Jorge Jesus revelou em entrevista exclusiva a Benjamin Back, apresentador dos canais FOX Sports , que precisou ignorar o conselho dado por seu empresário quando acertou sua chegada ao Flamengo . O agente em questão é o israelense Pini Zahavi, que desde meados de 2019 passou a cuidar de toda a carreira do treinador português.
O desejo do agente era ver Jorge Jesus em um clube da elite europeia, principalmente a Inglaterra, país onde tem um trânsito importante nos bastidores. Recentemente, o israelense teve um papel fundamental no retorno de José Mourinho à Premier League. Foi ele quem conduziu a negociação entre o treinador e o Tottenham, numa pareceria com outro badalado agente da Europa: Jorge Mendes.
O Tottenham não é o único clube de Londres em que Pini Zahavi tem boa influência. O empresário, segundo a imprensa inglesa, teve papel fundamental em 2002, quando o bilionário russo Roman Abramovich comprou o Chelsea. Poucos anos depois, Zahavi esteve ligado ao futebol brasileiro, sendo um dos investidores do fundo MSI, que sob o comando do iraniano Kia Joorabchian comandou o futebol do Corinthians entre agosto de 2004 e junho de 2007.
O histórico recente das negociações conduzidas por Pini Zahavi, que aos 75 anos está na lista dos mais influentes empresários do futebol europeu, prova como o israelense tem entrada fluente nos principais clubes do mundo. Em 2017, o empresário esteve ativamente envolvido na negociação que levou Neymar ao Paris Saint-Germain. Esta é até os dias atuais a transferência mais cara da história do futebol, chegando aos 222 milhões de euros nos cofres do Barcelona.
Durante a última janela europeia, Zahavi foi escalado pelos catalães no lado contrário da negociação, na tentativa de conduzir o craque brasileiro de volta à Espanha. Nesta, no entanto, não teve sucesso. Nas tratativas em que representou Neymar, o agente esteve ao lado do brasileiro Giuliano Bertolucci. Esta parceria voltou a acontecer no acerto que levou Jorge Jesus ao Flamengo. Foi o empresário brasileiro quem conduziu as tratativas entre o treinador português e a diretoria do clube da Gávea.
Permanência na Gávea ainda é incerta
Segundo apuração de Benjamin Back, apresentador dos canais FOX Sports , o vínculo de Jorge Jesus com o Flamengo contém uma cláusula que garante, às duas partes, a rescisão contratual unilateral no mês de dezembro . Em entrevistas recentes dadas a veículos do Brasil e de Portugal, o treinador não cravou que segue no clube para a sequência de seu contrato. Mesmo com acerto até meados de 2020 com o Rubro-Negro, o treinador poderia deixar a Gávea caso essa fosse sua decisão após o final desta temporada no Brasil.
A conquista da Conmebol Libertadores, que garantiu o Flamengo na disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, deverá fazer com que Jorge Jesus adie por mais algum tempo a decisão sobre seu futuro. Questionado sobre sua permanência no Brasil para 2020 durante a cerimônia em que foi nomeado Cidadão Honorário do Rio de Janeiro, o treinador garantiu que seu coração está na Gávea, mas que 'há outros fatores importantes na vida de um treinador'.
“Tenho contrato com o Flamengo até maio e, portanto, neste momento ainda há uma competição muito importante para disputar pelo Flamengo. As coisas, naturalmente, vão ser resolvidas pela força das circunstâncias. Pelo coração tinha de ficar no Flamengo. Neste momento, toda essa emoção e paixão me conquistaram. Mas além disso há outros fatores importantes na vida de um treinador”, disse.
Saiba mais!
(Crédito da imagem: Nayra Halm/Foto Arena)