Quem é Joshua? Herói do Flamengo na Copa do Brasil é tratado como joia e fez mais de 100 gols na base

publicidade

O Flamengo há anos procura um reserva para o Arrascaeta no mercado, enquanto a solução pode estar dentro da própria casa. Joshua, nome que é tradução de Jesus Cristo, com apenas seis minutos em campo fez o "milagre" de furar a retranca do Botafogo-PB numa noite em que a bola parecia que nunca iria entrar. A vitória suada por 1 a 0 na estreia na Copa do Brasil, com um gol chorado no fim no Castelão de São Luís, teve num estreante garoto de 17 anos como o salvador.

Mas quem é Joshua? O meia-atacante foi uma das novidades inscritas pelo Flamengo na Libertadores desse ano e é considerado uma grande joia internamente no Ninho do Urubu. O jovem sempre foi camisa 10 na base rubro-negra, onde começou no sub-10 e fez mais de 100 gols. O seu potencial era tamanho, que desde garoto foi disputado e patrocinado por grandes marcas internacionais, como Nike e Adidas.

Joshua, do Flamengo, é patrocinado pela Adidas — Foto: Divulgação

Caio Joshua Lana de Andrade cresceu com a bola como sua fiel companheira até para dormir, como mostra uma foto postada por uma de suas irmãs nas redes sociais. No Flamengo, ele começa no futsal e já tendo destaque. Mas seu talento começou a aflorar ainda mais na categoria sub-15, em que foi o vice-artilheiro do Campeonato Carioca com 16 gols. Assim que completou 16 anos, assinou o seu primeiro contrato profissional com multa de 50 milhões de euros (R$ 267 milhões na cotação da época).

Joshua dormindo com a bola quando criança — Foto: Reprodução

Ao subir para o sub-17, trabalhou pela primeira vez com Filipe Luís e foi o principal nome da campanha do primeiro título conquistado pelo ex-lateral-esquerdo em sua carreira como treinador: no ano passado, Joshua terminou como goleador da Copa Rio da categoria com 12 gols. Mas além do faro artilheiro (terminou 2024 como maior marcador do time com 21 bolas na rede), ele também ataca de garçom e deu nove assistências no ano passado. Ou seja, foram 30 participações diretas em gols em 31 jogos.

Joshua no futsal do Flamengo já com a camisa 10 — Foto: Divulgação

— O primeiro título da minha carreira como treinador, ele participou, foi uma peça muito importante na equipe. Eu fazia muitos movimentos específicos para ele, para que a equipe girasse em torno dele. Eu sei o talento que ele tem, é um meia que joga na mesma posição do Arrascaeta. Tem um talento que tem muita força. Frieza na área. É um cara que decide muito bem, as tomadas de decisões dele sempre são muito assertivas na área. E é um jogador que perde pouco a bola, tem uma visão de jogo muito boa — elogiou Filipe Luís em entrevista coletiva.

Joshua novinho dando entrevista para o canal oficial do Flamengo no YouTube — Foto: Reprodução

Ainda no ano passado, a diretoria rubro-negra não perdeu tempo e logo renovou aquele primeiro contrato da joia, aumentando o salário, o prazo de vínculo para agosto de 2027 e também a multa rescisória, que passou para 70 milhões de euros (aproximadamente R$ 450 milhões na cotação atual). Em 2025, Joshua foi o principal nome do Flamengo na Copinha, disputou alguns jogos na campanha da conquista da Libertadores Sub-20 e já foi puxado para o profissional, furando a fila de outros nomes da base.

Joshua e a família em sua última renovação de contrato em 2024 — Foto: Reprodução

Depois da joia ficar no banco de reservas no empate em 1 a 1 com o Inter no Maracanã; na vitória por 1 a 0 sobre o Deportivo Táchira na Venezuela e no 0 a 0 com a LDU no Equador, a vez de Joshua chegou na última quinta-feira.

Joshua comemora com Filipe Luís em Botafogo-PB x Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Ainda no vestiário do Castelão, após a estreia e o primeiro gol, Joshua fez uma videochamada com a família, ainda muito emocionada com o que viu pela televisão de casa no Rio de Janeiro. Os pais e as duas irmãs mais velhas acompanham e incentivam a carreira dele desde novinho e são figuras constantes no Maracanã.

Joshua faz videochamada com a família após estreia com gol no Flamengo — Foto: Reprodução

Filho de pastor, Joshua cresceu em um ambiente religioso e também é uma pessoa de fé. A comemoração de seu primeiro gol foi ajoelhando e apontando para o céu.

Mensagem postada pela mãe de Joshua após primeiro gol do filho pelo Flamengo — Foto: Reprodução / Instagram

— Ali eu gosto sempre de glorificar a Deus, é quem me abençoa todos os dias para estar dentro de campo fazendo o que eu amo. Agradeci aos meus companheiros, todos foram excepcionais. Só tenho que glorificar a Deus. Agradecer ao Filipe, aos companheiros de base. Agradecer ao meu pai, minha mãe, minhas irmãs. Momento único na minha vida — disse o jovem na saída de campo.

Mãe e irmãs de Joshua no Maracanã em dia d ejogo do Flamengo — Foto: Divulgação

Pai de Joshua, Seu Eddie acompanha de perto a trajetória do filho e costuma registrar os passos nas redes sociais. Lá, escreveu na legenda de fotos antigas que "a estrada é longa". Mas nada que um atalho não encurte o caminho. O garoto vai completar 18 anos no dia 26 de maio.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte