Logo no primeiro confronto sorteado, Flamengo e Palmeiras apareceram como os protagonistas das oitavas de final da Copa do Brasil . Os dois voltarão a se enfrentar no torneio após 25 anos, agora com status de dominantes no futebol brasileiro. Este foi o momento inaugural do evento, realizado na tarde desta quinta-feira na sede da CBF, que também chamou a atenção por colocar frente a frente rivais nacionais, como Corinthians e Grêmio, e adversários que vivem grande fase na atual temporada, como Botafogo e Bahia. Já Fluminense e Vasco também encararão equipes de Série A, mas surgem com favoritismo neste momento.
- Veja todos os confrontos: Flamengo x Palmeiras é destaque nas oitavas de final da Copa do Brasil
- Hora da verdade: Flamengo terá sequência de sete jogos decisivos para os rumos da temporada
Os jogos desta fase estão previstos para serem disputados nas semanas dos dias 31 de julho e 7 de agosto, ou seja, em cerca de duas semanas. Haverá pouco tempo para se preparar e, em meio a uma maratona de jogos, que ainda inclui compromissos pelo Brasileirão e torneios continentais, os jogos deverão ter componentes além das quatro linhas para quase todos os 16 envolvidos.
A partir de agora, o GLOBO analisa o contexto dos oito confrontos sorteados nesta quinta-feira e tenta projetar o que será visto daqui a pouco tempo.
Flamengo x Palmeiras
O prato principal do sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil saiu logo na entrada do menu. Flamengo e Palmeiras, equipes que tem dominado os títulos do futebol brasileiro ao longo da última década, se enfrentarão em busca da vaga nas quartas, com a equipe paulista tendo a vantagem de decidir em casa. Este, porém, deve ser o único benefício em meio a dois confrontos que acontecerão em meio a uma grande maratona.
As qualidades do elenco do rubro-negro e do alviverde são inquestionáveis, e ambos estão mais uma vez na ponta da tabela do Brasileirão, sendo candidatos a todos os títulos da temporada. Ao mesmo tempo, terão de dividir atenção com a preparação para as oitavas de final da Libertadores (o Fla pega o Bolívar, enquanto o Palmeiras tem o Botafogo pela frente) e até mesmo um outro confronto direto.
No dia 11 de agosto, os dois voltam a se enfrentar pelo Brasileiro, assim como o rubro-negro terá um clássico com o Botafogo, no Nilton Santos, uma semana depois. Mais do que ser uma prova técnica, as equipes de Tite e Abel Ferreira precisarão superar desafios físicos e psicológicos para vencer este jogo com cara de final antecipada e seguirem vivas no torneio.
Os confrontos recentes de mata-mata mostram que o Palmeiras leva a melhor, tendo vencido a final da Libertadores de 2021 e a Supercopa do Brasil de 2023, enquanto o Flamengo só venceu a Supercopa de dois antes. Em Copa do Brasil, acontecerão dois confrontos entre eles, com os cariocas avançando na semifinal de 1997, e os paulistas levando a melhor nas quartas de finam, em 1999. E desta vez, é de se esperar que o enfrentamento siga assim: um equilíbrio completo.
Cotação do GLOBO: Confronto equilibrado
Botafogo x Bahia
O confronto entre o atual líder do Brasileirão e uma equipe que ronda a ponta da tabela surge como o segundo mais aguardado das oitavas, em questões técnicas. Os times de Artur Jorge e Rogério Ceni são dois dos mais agradáveis de se assistir nesta temporada, e já fizeram grande jogo pelo Brasileirão, quando os baianos triunfaram por 2 a 1, no Rio de Janeiro. Além disso, tratam-se de SAFs que tem investido forte em busca de títulos.
O alvinegro vem se recuperando física e moralmente, adquirindo confiança e conseguindo resultados expressivos, como a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, na última quarta-feira. Os reforços, como Allan e Igor Jesus, também devem fazer a diferença para desequilibrar o confronto para o lado alvinegro, já que a parte física será de suma importância.
A equipe também vem se acostumando a estar nas grandes competições nas últimas temporadas, processo que o Bahia tem vivido mais de perto a partir de 2024. Com 30 pontos, está na 5º posição do Brasileiro, mas ainda apresenta irregularidade. Mesmo com o Botafogo estando também envolvido em um confronto de nervos na Libertadores, contra o Palmeiras, deve chegar mais inteiro, apesar de decidir fora de casa. Na fase anterior, eliminou o Vitória, grande rival tricolor.
Cotação do GLOBO: Botafogo é favorito
Atlético-GO x Vasco
Vasco e Atlético-GO vão duelar por uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O último confronto entre os dois aconteceu na última quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro, e o cruz-maltino conseguiu a vitória de 1 a 0, fora de casa.
As duas equipes passaram por uma inversão de momentos na temporada: o rubro-negro teve um começo de ano espetacular e acabou caindo de rendimento com o início do Brasileirão. Já o cruz-maltino, viveu um primeiro semestre preocupante, com direito a duas trocas de técnico, e foi se achar somente após o até então interino, Rafael Paiva, assumir o comando do time.
Pelo atual momento de cada equipe, o Vasco chega para o confronto com o status de favorito. Vindo de quatro vitórias consecutivas, a equipe de Rafael Paiva ganhou um respiro no Brasileiro e conta com um reforço de peso para o restante da temporada, Philippe Coutinho. O Atlético-GO está na zona de rebaixamento da competição e ainda tenta embalar uma boa sequência com seu novo treinador, Vagner Mancini.
Cotação do GLOBO: Vasco é favorito
Juventude x Fluminense
Para o Fluminense, os duelos serão em meio a uma campanha de recuperação no Brasileirão — entre os jogos contra Red Bull Bragantino, fora de casa, e contra o Bahia, no Maracanã — e podem ser uma espécie de alívio de carga mental para mudar o foco para outra competição, com outras prioridades. Sob o comando de Mano Menezes, o confronto pode ser encarado como a chance de ganhar vida nova na temporada, tanto em resultados quanto na questão anímica.
Para o confronto, o tricolor já contará com a presença de Thiago Silva e pode contar com os retornos de Jhon Arias, Marcelo e Germán Cano, além da chegada de reforços como o meio-campista Nonato, o atacante Kevin Serna e o zagueiro Ignácio. Assim, o treinador do Fluminense ganhará ainda mais opções dentro de um elenco que tem sofrido com muitas lesões.
Do outro lado, o Juventude tem conquistado bons resultados, principalmente após ter eliminado o rival Internacional, mas vive um momento de troca de comando. Roger Machado, treinador que era o responsável por conduzir a boa campanha do time gaúcho nesta temporada, deixou o clube para assumir o Inter, e Jair Ventura passa a ser o novo técnico da equipe. A mudança no comando pode pesar em um duelo parelho contra um Fluminense em temporada atribulada.
Cotação do GLOBO: Fluminense é favorito
Corinthians x Grêmio
O duelo entre paulistas e gaúchos tem o potencial para ser um dos principais das oitavas, considerando as camisas pesadas e que acumulam oito títulos de Copa do Brasil (cinco do Grêmio e três do Corinthians). Porém, a fase atual de ambos não permite grande empolgação, pois eles frequentam a zona de rebaixamento neste momento e precisam se preocupar em fugir da Série B.
Ramón Díaz acabou de assumir o comando de um time paulista que tenta se reerguer da má fase e no campo e fora dele, enquanto Renato Gaúcho vive sob pressão pelos maus resultados recentes, além do tricolor ainda precisar de recuperar dos impactos em suas estruturas após as chuvas no Rio Grande o Sul. A equipe ainda nem conseguiu retornar à Arena do Grêmio.
A fama de time "copeiro" também não deve poder aparecer com tanta força, já que é preciso dosar esforços para o Brasileiro. Porém, este será um problema comum aos dois adversários. O equilíbrio deve reinar em 180 minutos, mas uma classificação pode ter um efeito positivo para a retomada de boa fase nesta segunda metade da temporada.
Cotação do GLOBO: Confronto equilibrado
CRB X Atlético-MG
Em um dos confrontos mais desequilibrados das oitavas de final, o CRB, que está na 13º posição da segunda divisão, tentará se aproveitar da má fase de seu rival, Atlético-MG, e se superar contra um dos elencos mais ricos da série A, que tem sete vitórias nos últimos oito duelos.
Nos últimos cinco jogos, a equipe alagoana venceu três e está com duas vitórias seguidas no brasileiro, além de ter o quarto melhor ataque da competição com 19 gols em 14 jogos. Já o clube mineiro, mesmo sendo superior, amarga uma fase ruim. Capitaneado pelo atacante Hulk, o Galo venceu apenas um dos últimos cinco confrontos e teve sua defesa furada em todos os duelos. Ao todo, a equipe tomou dez gols em cinco jogos.
Mesmo assim, por ter nomes superiores em seu plantel e a oportunidade de resolver o confronto em sua casa, na Arena MRV, o Atlético chega com muito mais força para a disputa.
Cotação do GLOBO: Atlético-MG é muito favorito
Goiás x São Paulo
Este confronto também atende os critérios de desequilíbrio, por envolver uma equipe da Série A e outra da Série B do Brasileirão. Sobretudo, porque o São Paulo ocupa o G4 do campeonato e ainda está defendendo o título da Copa do Brasil — conquista inédita do clube, em 2023. Do outro lado, um Goiás, que frequenta o meio da tabela da segunda divisão e ainda não se vê nem em grandes chances de conseguir o acesso.
A equipe de Luis Zubeldía tem cinco vitórias e uma derrota nos últimos seis jogos do Brasileirão, e deve levar esta boa fase para o confronto de 180 minutos que se inicia daqui a duas semanas. Pelo contrário, o Goiás tem uma vitória, um empate e quatro derrotas no mesmo recorte, o que torna difícil visualizar uma "zebra", mesmo com a equipe do centro-oeste decidindo em casa. Pela força do elenco e todo o pacote, o tricolor tem amplo favoritismo.
Cotação do GLOBO: São Paulo é muito favorito
Athletico-PR x Bragantino
Equilíbrio é o esperado para o jogo entre Bragantino e Athletico-PR. No último confronto, empataram pelo Brasileirão em 1 a 1, e o histórico segue disputado, com seis vitórias para o Furacão, cinco para o Massa Bruta e cinco empates.
A fase das duas equipes também segue nivelada, mas por baixo. O rubro-negro está na oitava posição e o Bragantino na décima e, ainda nesta semana, se enfrentarão pelo Campeonato Brasileiro para um deles conseguir sair da sequência de resultados ruins. Tanto o Athletico quanto o Bragantino perderam três dos últimos cinco confrontos.
Cotação do GLOBO: Confronto equilibrado