Quem é Evander, cria do Vasco que é alvo do Flamengo

O nome do meia Evander surgiu como um dos alvos que o Flamengo monitora nesta janela de transferências. Para contratar o jogador formado na base do Vasco (lançado nos profissionais em 2016), que, atualmente, defende o Portland Timbers (Estados Unidos), o rubro-negro precisaria desembolsar pelo menos oito milhões de euros (cerca de R$ 43 milhões), seu atual valor de mercado.

Evander está na equipe da MLS desde dezembro de 2022, quando foi comprado do Midtjylland (Dinamarca) por 10,2 milhões de dólares (R$ 53 milhões, na cotação da época). O clube europeu o havia adquirido do Vasco, em janeiro de 2019, após um período de empréstimo de seis meses.

Atualmente com 25 anos, o jogador tem contrato até dezembro de 2026, com opção de renovação por mais um ano, e foi uma das transações mais caras da história da liga americana.

Ele é um jogador destro, de presença maior pelo lado esquerdo do meio campo. O camisa 20 é um dos principais responsáveis pela criação de jogadas, buscando a bola desde a defesa, fazendo a função de segundo volante que surge na área.

Na última temporada, atuou em 29 partidas do Timbers, com 11 gols e quatro assistências. Em um ano, tornou-se uma das principais referências técnicas do time, tendo sido o artilheiro do time, líder em participações em gols, e eleito o melhor da temporada.

O Flamengo ainda não fez uma proposta oficial à equipe e está na fase de consulta. Apesar da chegada do uruguaio Nicolás De La Cruz para reforçar o meio de campo, a potencial saída de Everton cria uma nova necessidade no setor.

Evander não seria o jogador que chegaria ao time e substituiria automaticamente o antigo camisa 7, que é um jogador que cai mais pela direita. Quando jogava no Vasco, o meia atuava até de maneira mais recuada. A evolução na Dinamarca e nos EUA o permitiriam dar um salto.

Caso o rubro-negro venha a fechar esta negociação, que é difícil, por conta do status que o jogador ganhou em Portland, cerca de 3,5% do valor pago iria para o cruz-maltino, por conta do mecanismo de solidariedade. A última partida de Evander foi no dia 21 de outubro e, após anos de experiência no exterior, surge a possibilidade de seu retorno ao Brasil.

Mais recente Próxima Com saída de Everton Ribeiro, Flamengo fica com quatro remanescentes de time histórico de 2019; entenda
Fonte: Extra