Quem é (e o que tanto fez) o técnico Gallardo, sonho da torcida do Flamengo

Marcelo Daniel Gallardo sempre personificou o que a Argentina tem de melhor no futebol . Extremamente preciso e valente nos tempos de armador (era o craque da camisa 10), virou o técnico dos últimos anos na América do Sul e verdadeiro fetiche da torcida do Flamengo, que se mobiliza nas redes sociais desde a noite de sábado (27) pedindo a sua contratação.

O segredo de Gallardo? Pôr em prática outra qualidade muito apreciada pelos vizinhos: uma capacidade tática que estabelece um antes e depois na história do futebol sul-americano.

Falar de Gallardo em Buenos Aires é encontrar dois cenários muito claros. O primeiro é a admiração geral até dos adversários mais ferrenhos, que reconhecem o brilho da sua trajetória sem jamais menosprezar qualquer rival.

Outro aspecto é a comoção jamais despertada por um técnico no país vizinho. Nem Carlos Bianchi, no multicampeão Boca, e nem os antigos treinadores de Estudiantes e Independiente alcançaram a condição de símbolo que Gallardo representa para o River.

O culto a Gallardo foi acompanhado de perto na Argentina e virou o tema de um extenso especial do UOL Esporte, que pode ser lido aqui .

Um dos grandes admiradores do argentino é o português Abel Ferreira, bicampeão da Libertadores com o Palmeiras. "Eu disse a ele que iria ganhar a Copa para dedicá-lo. Se hoje sou melhor treinador, devo também a Gallardo", contou o comandante alviverde depois de eliminar o River na semifinal de 2020.

Sua situação no River

A torcida do clube de Núñez agora lida com a ansiedade esperando a resposta tão aguardada no país: e Marcelo Gallardo, vai ficar na equipe pelo oitavo ano ou sair do River?

mune - Reprodução TV - Reprodução TV
Marcelo Gallardo comemora título argentino com o filho Benjamín
Imagem: Reprodução TV

Na última quinta (25), o River esmagou o Racing por 4 a 0 e conquistou seu 36º título argentino profissional. E o baile na definição do campeonato foi uma réplica da campanha geral. A conquista chegou com três rodadas de antecedência e viu uma vergonhosa diferença de pontos para o Boca Juniors , o arqui-rival e a métrica de sempre. Em quinto na tabela, o clube xeneize estava 16 pontos atrás.

O contrato de Gallardo com o River termina no mês que vem. Por isso, a comemoração do Argentino teve um enorme ar de despedida, com Marcelo dando a volta olímpica segurando no colo Benjamín, seu filho de dois anos, e dizendo que merecia tomar um tempo de descanso, quase pedindo permissão à torcida para encerrar seu ciclo de sete anos e meio à frente do clube.

Cobiçado pela seleção do Uruguai, que demonstrou otimismo em sua contração, o treinador já recusou diversas propostas do futebol europeu para seguir no River durante todas essas temporadas.

Os 13 títulos de Gallardo em 7 anos de River

  • Três Recopas Sul-Americanas (2015, 2016 e 2019)
  • Três Copas Argentinas (2016, 2017 e 2019)
  • Duas Libertadores da América (2015 e 2018)
  • Duas Supercopas Argentinas (2018 e 2021)
  • Uma Copa Sul-Americana (2014)
  • Uma Copa Suruga Bank (2015)
  • Um Campeonato Argentino (2021)

Imagem: Amilcar Orfali/Getty Images

Fonte: Uol