Zagueiro do Flamengo , Cleiton não entrou em campo na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, na quarta-feira, mas foi protagonista na confusão após o clássico no Maracanã. O jogador de 21 anos levou cartão vermelho por acertar um soco no rosto de Alexander Barboza, que perdeu um dente.
A confusão começou segundos depois do apito final. Bruno Henrique, que já havia se estranhado com Barboza durante a partida, provocou o zagueiro do Botafogo, que empurrou o atacante rubro-negro e partiu para cima dele. Gerson se meteu para defender o companheiro. Houve empurrões de parte a parte.
Barboza partiu para cima e tentou desferir um soco no rosto de Bruno Henrique. Não acertou. Na sequência, o zagueiro Cleiton atingiu o rosto do argentino, que teve um sangramento na boca.
Flamengo x Botafogo: Cleiton acertou soco em Barboza depois do apito final — Foto: André Durão/ge
Cleiton é cria da base do Flamengo . Ele foi relacionado para um jogo do profissional pela primeira vez em 2021 e, no ano seguinte, fez sua estreia. O jovem se destacou na base e virou titular absoluto no seu primeiro ano no sub-20.
Canhoto, Cleiton nasceu em Taperoá, na Bahia, e chamou a atenção do departamento de captação do Flamengo na Copa São Paulo de Juniores de 2020, quando defendeu o Canaã, time de um projeto social do interior baiano.
Cleiton soma cinco jogos pelo Flamengo em 2025 — Foto: Gilvan de Souza / CRF
Cleiton passou por um período de avaliação de três meses, foi aprovado e chegou ao clube carioca por empréstimo. Teve bom rendimento no sub-17 em 2020 e, em 2021, subiu de categoria.
A evolução tática e técnica de Cleiton agradou, e o Flamengo exerceu a opção de compra no contrato, adquirindo 60% dos direitos econômicos do zagueiro. Ele assinou o primeiro contrato até o fim de 2024. Seu vínculo atual termina no fim deste ano.
O jovem se destacou como um zagueiro muito bom nas bolas aéreas, seguro no 1x1 contra os atacantes e também dono de bom passe.
Cleiton está integrado de vez ao profissional desde o início de 2024. O zagueiro nunca mudou o status de reserva e soma 19 jogos pelo Flamengo desde sua estreia, em 2022. Em 2025, foram cinco partidas, todas pelo Carioca.
Em abril do ano passado, ele recebeu elogios de Tite, então técnico rubro-negro:
- O Bahia (apelido de Cleiton por causa do seu estado natal) é um garoto do qual vocês ainda vão ter que falar muito.
Em novembro de 2024, foi a vez de Filipe Luís destacar o jogador após a vitória sobre o Cuiabá por 1 a 0:
- Eu confio no Cleiton, foi decisão minha de falar com o clube que não precisava do Léo Ortiz para hoje.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv