Líder do Campeonato Brasileiro , o Campeonato Brasileiro é o segundo time do torneio que mais utiliza/depende dos titulares nas partidas da competição. É o que mostra estudo publicado pelo CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos) nesta segunda-feira (18).
Os jogadores considerados titulares (entenda mais abaixo) estiveram em campo 70,4% dos minutos das 29 partidas do clube tricolor na Série A. O estudo não levou em conta a rodada do último fim de semana, que será completada hoje.
Apenas o Fortaleza , que está na 16ª colocação, com 32 pontos, usou mais os titulares no Brasileirão do que o líder da competição. A porcentagem da equipe cearense corresponde a 70,8% dos minutos jogados.
O São Paulo é o único entre os cinco primeiros que está numa posição nobre do torneio. Além dos dois citados, estão Ceará (70,4%), Red Bull Bragantino (70,2%) e Botafogo (70,2%). Os dois primeiros estão no meio da tabela. Já o clube carioca é o lanterna.
Do quinto ao décimo, há apenas um time que briga neste momento pelo título. É o Atlético-MG , terceiro colocado, que, segundo o estudo, utilizou os titulares 69,2% dos minutos nos 27 jogos do Brasileirão.
Os outros são Atlético-GO (68,9%), Bahia (66,4%), Sport (65%) e Santos (65,3%), este também colocado entre os dez primeiros da competição, enquanto os demais estão abaixo.
O Grêmio , hoje quarto colocado, é o time que menos usou os titulares, com 58,7%. Não dá para chamar de surpresa porque Renato Gaúcho costuma poupar muitos nomes no início do torneio, focando geralmente torneios paralelos, como Copa do Brasil e Libertadores.
O que vale destacar é que o Palmeiras é o segundo com menor dependência dos titulares. Eles foram usados em 60,3% . Já o Flamengo , dono do reconhecido melhor elenco do Brasil, é o 14º no estudo, tendo utilizado os titulares em 63%.
Para definir quem são os titulares, o CIES focou nos 11 nomes mais utilizados por cada um dos clubes ao longo do campeonato. É importante entender esse critério para não confundir com time base ou com os nomes mais valorizados do elenco (não necessariamente são donos da posição).
Assim, durante a competição é até natural que alguns jogadores ganhem o espaço de outros e com isso recebam o status de titulares. Um exemplo é Bremer, titular, e Pablo, hoje reserva.
É importante ressaltar tabmbém que o CIES foca seus estudos nas cinco principais ligas da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália), mas neste caso averiguou 72 países, alguns como tiveram a análise voltada até para a segunda divisão.
Assim, a título de curiosidade: o Aston Villa é o clube da Premier League mais dependente dos titulares (86,9% dos minutos em 15 partidas). Em LaLiga , o líder é o Elche (81% em 15 rodadas). Na Bundesliga , é o Freiburg (81,7% em 15 jornadas). Na Série A italiana, é o Cagliari (78,7% em 17 partidas). E, na Ligue 1 , é o Olympique de Marselha (77,7% em 17 jogos).