Acostumado a conquistar ao menos um título desde 2019, o Flamengo ainda não conseguiu levantar um troféu este ano. Até aqui, o time rubro-negro acumula cinco fracassos na temporada — seis, se contarmos a perda do título da Taça Guanabara — e a queda na Libertadores para o Olímpia, nas oitavas de final, é a mais recente. Relembre as outras frustrações no ano:
Supercopa do Brasil
Em janeiro deste ano, Flamengo, campeão da Copa do Brasil, e Palmeiras, detentor do título do Campeonato Brasileiro, disputaram a Supercopa do Brasil e o Verdão conquistou o torneio após um jogaço no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
A equipe carioca, com Gabigol de pênalti, foi quem abriu o placar em um jogo de sete gols. Ainda no primeiro tempo, Raphael Veiga empatou e no fim da etapa inicial Gabriel Menino marcou um golaço de fora da área.
Na etapa final, o Flamengo partiu pra cima e empatou novamente com Gabigol na saída do goleiro Weverton. O Palmeiras voltou a ficar na frente com Raphael Veiga de pênalti, mas o time rubro-negro logo igualou o marcador com um golaço de Pedro, de calcanhar. Contudo, nos minutos finais, Gabriel Menino marcou o tento que deu a vitória aos palmeirenses.
Mundial de Clubes
Pouco mais de uma semana depois, o Flamengo sofreu com outro fracasso na temporada. Desta vez, o time perdeu na semifinal do Mundial de Clubes para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, e não conseguiu buscar o tão sonhado título. O clube rubro-negro foi ao Marrocos com a ambição de desafiar o poderoso Real Madrid, mas viu o sonho acabar muito antes da hora.
Na semifinal contra o Al Hilal, da Arábia Saudita, o Rubro-Negro teve Gerson expulso ainda no primeiro tempo, perdeu por 3 a 2 e se conteve com o terceiro lugar da competição, após vencer o Al Ahly, do Egito. No jogo contra os sauditas, Pedro marcou dois gols, mas Salem Al-Dawsari também fez dois de pênalti, e Vietto marcou o gol da vitória dos rivais.
Recopa Sul-Americana
No fim de fevereiro, o Flamengo teve outra chance de levantar uma taça na temporada. Na Recopa Sul-Americana, disputa entre o vencedor da Libertadores contra o Independiente Del Valle, campeão da Copa Sul-Americana, o time rubro-negro foi derrotado em pleno Maracanã e acumulou o terceiro revés no ano.
A decisão foi para as penalidades após Arrascaeta marcar um gol no último minuto do jogo e garantir o 1 a 0 no tempo regulamentar - o Del Valle venceu o primeiro jogo pelo mesmo placar. Mas o uruguaio foi de herói a vilão: o camisa 14 foi o único a perder uma cobrança nas penalidades, ele parou no goleiro Ramírez, o que culminou com a derrota rubro-negra.
Campeonato Carioca
No Campeonato Carioca, o Flamengo esteve muito próximo de, enfim, ganhar sua primeira teça em 2023. No primeiro jogo da decisão, contra o Fluminense, o time ainda treinado por Vítor Pereira venceu por 2 a 0 e parecia ter encaminhado o título. No entanto, o tricolor conseguiu reverter o placar na partida de volta, ao golear o rival por 4 a 1, e conquistou o estadual.
Com uma atuação contundente no segundo jogo da final, o time comandado por Fernando Diniz goleou o Flamengo no Maracanã e faturou a taça com o placar agregado de 4 a 3. Marcelo, Cano (duas vezes) e Alexsander fizeram os gols que garante o 33º título da história tricolor.
Libertadores
Quatro meses depois, já com Jorge Sampaoli no comando, o Flamengo parecia ter conseguido encontrar seu rumo na temporada. Em busca do tetracampeonato da Libertadores, o time rubro-negro entrou em campo em Assunção, contra o Olímpia, pelas oitavas de final, com a vantagem de ter vencido o jogo de ida por 1 a 0.
Contudo, ainda que tenha saído na frente, com um gol de Bruno Henrique, logo aos 8 minutos, o Flamengo não resistiu a pressão. Com uma exibição apática, levou três gols de cabeça, sendo dois deles em cobranças de escanteio no segundo tempo, e acabou eliminado da competição internacional depois de ter conquistado o título em 2022 e chegado nas duas últimas finais.