Quase 200 finalizações e muitas chances perdidas: pontaria do Flamengo é desafio para Filipe Luís

Apesar das 15 finalizações rubro-negras, o Flamengo não saiu do 0 a 0 com o Fortaleza na Arena Castelão e deu adeus definitivo às reduzidas chances de título do Campeonato Brasileiro. A necessidade de uma melhor pontaria é o desafio de Filipe Luís, que vê o time arriscar muitos chutes ou cabeçadas, mas pecar bastante na conversão em gols.

São 12 jogos com o treinador no comando e 16 gols marcados. Este número faz o time ter uma média superior a um gol por jogo. Porém, o cenário é outro analisando as finalizações. Ao todo, foram 199 chutes ou cabeçadas, sendo só 68 no alvo. Ou seja, 131 delas, grande maioria, erradas. O que faz o Flamengo ter uma média de apenas 34% de acerto nas conclusões.

O Rubro-Negro tem a média um pouco superior a 16 finalizações por jogo. No entanto, a média no alvo é de apenas cinco por partida. Os muitos chutes com pouca eficiência dão a Filipe Luís a necessidade de "acertar a pontaria" de seus jogadores.

- Eu falei em uma outra entrevista que acredito que o gol a gente não ensina aos jogadores. A gente pode criar muitos recursos para eles entrarem na área, para eles finalizarem. Mas tem dias que a bola não entra e até pênalti a gente erra. E tem dias que fazendo muito menos você faz dois, três, quatro gols. Então eu associo isso a um daqueles dias que a bola não entrou. Vamos continuar trabalhando finalização, vamos continuar trabalhando essa frieza, eles têm que cada vez treinar mais se sentirem melhores de encarar o gol e tenho certeza que isso vai melhorar daqui para frente - comentou Filipe Luís após o empate em 0 a 0 com o Atlético-MG no Maracanã.

Gabigol finaliza em Fortaleza x Flamengo — Foto: Baggio Rodrigues/AGIF

No jogo com o Fortaleza, o Flamengo deu 15 finalizações, mas apenas quatro foram certas. O Rubro-Negro não converteu as chances em gol, deixou o Castelão fora do G-4 e sem chance de brigar pelo título brasileiro após a vitória do Botafogo em cima do Palmeiras.

Com Filipe Luís, o Flamengo teve 50% de média de acerto nas finalizações curiosamente em jogos que venceu com uma certa tranquilidade: o Juventude pelo Brasileirão e o Atlético-MG na ida da final da Copa do Brasil.

Contra o Juventude, foram 20 finalizações, sendo 10 certas, e o Flamengo marcou quatro gols. O número de chutes reduziu para 10 contra o Atlético-MG, sendo apenas cinco certos, mas o Rubro-Negro converteu três gols no Maracanã.

Bruno Henrique finaliza em Atlético-MG x Flamengo — Foto: Fernando Moreno/AGIF

Flamengo 1x0 Corinthians (Copa do Brasil)

Bahia 0x2 Flamengo

Flamengo 0x2 Fluminense

Corinthians 0x0 Flamengo (Copa do Brasil)

Flamengo 4x2 Juventude

Internacional 1x1 Flamengo

Flamengo 3x1 Atlético (Copa do Brasil)

Cruzeiro 0x1 Flamengo

Atlético 0x1 Flamengo (Copa do Brasil)

Flamengo 0x0 Atlético

Cuiabá 1x2 Flamengo

Fortaleza 0x0 Flamengo

*Os números são do Espião Estatístico.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte