Quarentena solidária. E não são somente as vítimas da crise gerada pela pandemia do coronavírus que mobilizam os jogadores do Flamengo. Em casa neste período de preocupação com a saúde pública, Diego, Everton Ribeiro e Rodrigo Caio aproveitaram o tempo livre para abraçar a campanha pela recuperação do pequeno Gabriel Panzuti, que luta contra os efeitos da paralisia cerebral.
Diego entrega bola ao pequeno Gabriel no jogo contra o Resende — Foto: Pedro Martins / Foto FC
O garoto paraense, de 10 anos, já foi amuleto rubro-negro na primeira partida do time principal com Jorge Jesus no banco em 2020. Empurrado na cadeira de rodas por Diego Ribas, Gabriel cativou os jogadores com a simpatia e ao pedir para beijar a bola antes do apito inicial para dar sorte. E deu: o Flamengo venceu o Resende por 3 a 1.
O @ribasdiego10 puxou campanha solidária para ajudar o pequeno Gabrielzinho, diagnosticado com paralisia cerebral e que precisa arrecadar um valor para fazer tratamento. Outros jogadores do Flamengo abraçaram a ideia #gefla pic.twitter.com/jZCBi5z0hc
— April 12, 2020
Nascido de seis meses, o menino foi diagnosticado com paralisia cerebral, que afeta sua coordenação motora. Com encurtamento dos tendões, Gabriel precisa passar por uma cirurgia chamada de SPML, em São Paulo, e realizar um tratamento especial de fisioterapia intensiva, chamado de THERASUIT, em Michigan, nos Estados Unidos. O objetivo é minimizar o impacto da doença no cotidiano do garoto.
Família de Gabriel faz leilão de camisa assinada por todo o elenco — Foto: Divulgação
Para realizar o procedimento, a família de Gabriel tenta levantar cerca de R$ 180 mil necessário para arcar com as despesas médicas, de deslocamento e hospedagem. Com vaquinhas virtuais em andamento, os familiares do jovem conseguiram uma camisa autografada por todo elenco campeão da Libertadores e do Brasileirão para arrecadar fundos através de um leilão.
Comovidos, Diego, Everton Ribeiro e Rodrigo Caio abraçaram a ideia e fizeram vídeos pedindo ajuda para a ação.
O @evertonri é mais um que fez questão de ajudar o Gabrielzinho. O jovem precisa arrecadar R$ 180 mil para fazer cirurgia em São Paulo e tratamento nos EUA na luta para conseguir andar #gefla pic.twitter.com/WZ9mKSlGyz
— April 12, 2020
- É importante a ajuda deles para tentarmos uma arrecadação maior. Entendemos que o momento é complicado por conta do Covid-19, nem todos podem doar dinheiro para ajudar.
"O encontro com os jogadores foi incrível para o Gabriel. E o sonho dele é conseguir andar sozinho para entrar em campo caminhando" disse Daniel Panzuti, pai de Gabriel.
Na próxima terça-feira, o Flamengo completa um mês sem entrar em campo. A última partida aconteceu dia 14 de março, contra a Portuguesa, no Maracanã, vitória por 2 a 1 já com os portões fechados. Desde então, o elenco rubro-negro teve as atividades suspensas e, em seguida, teve férias coletivas declaradas até o próximo dia 20 de abril.
Sorteio de camisa do Flamengo para ajudar pequeno Gabriel — Foto: Divulgação