Quais reforços seu time vai buscar quando o mercado da bola reabrir

Falta perto de dois meses para o mercado de transferências reabrir no Brasil. Porém, os principais clubes do país já se movimentam atrás dos alvos que possam catapultar a qualidade do time.

Enquanto não podem agregar reforços imediatamente, os clubes definem prioridades para melhorar o rendimento em campo. E a reportagem do UOL Esporte separou para você quais as posições que devem receber reforços nas equipes do país, assim que a janela de negociações for reaberta, em 18 de julho.

Atlético-MG

Um reforço para julho já é certo no Atlético-MG . O clube tem pré-contrato assinado com o argentino Cristian Pavón, de 26 anos, que tem vínculo com o Boca Juniors até o fim de junho. Apesar da chegada do atacante, é provável que o clube mineiro busque outro aleta para a posição, já que recentemente perdeu Diego Costa, Savarino e Dylan Borrero. Fábio Gomes já desembarcou na Cidade do Galo, e Pavón tem data para chegar, mas ainda tem uma vaga aberta no elenco.

Além do ataque, o Galo deve ir atrás de pelo menos mais um zagueiro. Existe a possibilidade de perder Igor Rabello nesta janela, além de o clube ter três defensores que ficarão sem contrato em dezembro: Réver, Godín e Júnior Alonso. Pensando não apenas na sequência de 2022, mas também na próxima temporada. O nome de Jemerson, que está livre no mercado e foi revelado pelo Atlético, agrada bastante à direção.

Botafogo

O clube analisa a chegada, principalmente, de um lateral esquerdo e de um atacante. Estão na mira do departamento comandado por John Textor o ala Marçal, do Wolverhampton-ING e o centroavante Zahavi, do PSV-HOL. Com poder de investimento, porém, há a possibilidade de novos nomes também em outros setores.

Corinthians

O Corinthians considera o elenco praticamente fechado e não trabalha em busca de peças de reforços no curto prazo. A equipe, no entanto, ainda possui certa deficiência em um atacante destro de beirada de campo. Com a saída de João Pedro, que irá retornar ao Porto, a tendência é de que o Timão busque um lateral direito no mercado da bola caso apareça alguma oportunidade.

Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou oito reforços na última janela de transferência, mas a tendência é de que novos nomes cheguem para o restante da temporada. Na última investida no mercado, o clube reforçou todos os setores, sendo o ataque o mais movimentado, com quatro contratações.

Rômulo vinha atuando improvisado na lateral direita. Seu reserva é o garoto Geovanne Jesus, que era da base. Ao mudar o esquema para três zagueiros, Leo Pais, inicialmente, vinha fazenda a ala, mas se lesionou. Um reforço para o lado direito, neste momento, parece ser mais provável de acontecer nesta segunda janela.

Flamengo

O Flamengo aguarda a janela do meio do ano para eventuais contratações e, principalmente, nas oportunidades de mercado. A tendência é que um lateral direito esteja na lista de prioridades, visto que Isla e Rodinei estão em reta final de contrato. Além de um volante, que é um pedido antigo do técnico Paulo Sousa e que deve ganhar ênfase caso o clube carioca não exerça a compra de Andreas Pereira. Por fim, um meia com características parecidas às de Arrascaeta.

Fluminense

O Flu deve olhar, principalmente, o ataque, uma vez que vai perder Luiz Henrique, vendido ao Betis, da Espanha, e Fred, que vai se aposentar. Com a recente chegada do técnico Fernando Diniz e alguns nomes como alvos no mercado, pode ser que esse leque se estenda.

O Tricolor aguarda a definição do Al Wasl sobre o meia-atacante Michel Araújo. O clube dos Emirados Árabes tem até o próximo dia 22 para exercer a opção de compra, em transação de US$ 3 milhões (cerca de R$ 15 milhões na cotação atual).

Grêmio

O Grêmio deve buscar meia e meia-atacante, pelo menos. O clube já tem acerto encaminhado para o retorno de Guilherme, formado na base do clube e com passagem por Sport e Botafogo. Atualmente, o jogador está no Al Dhafra, dos Emirados Árabes Unidos. Outro jogador próximo de voltar é Thaciano, que esteve emprestado ao Altayspor, da Turquia. Ambos devem ser integrados ao grupo, preenchendo as vagas prioritárias.

Roger Machado e a direção ainda conversam sobre a possibilidade de novas incorporações. Ao menos mais um nome é cogitado, do meio para frente.

Inter

O Inter trata a contratação de um centroavante como prioridade absoluta. Já na última janela de transferências, a chegada do camisa 9 estava entre as metas, mas não foi possível contratar o jogador esperado. Ainda que o clube passe por um processo de recuperação no potencial de investimento, a direção cogita um investimento mais alto para a chegada de um artilheiro de capacidade reconhecida.

Além disso, a direção sonha com a chegada do meio-campista Charles Aránguiz, que pretende deixar o Bayer Leverkusen, da Alemanha. O retorno do chileno que teve passagem de sucesso pelo Beira-Rio no passado, entretanto, é considerado uma negociação bastante complicada.

Palmeiras

O Palmeiras está em busca de um centroavante desde a temporada 2021. Ainda que tenha anunciado a contratação de Miguel Merentiel, outro jogador para a função pode chegar na abertura da janela de transferências. Mas além do tão desejado 9, estão na pauta alviverde um meia de criação e um volante. Um zagueiro também aparece como um alvo secundário.

Santos

A prioridade do Santos é um lateral direito. O titular Madson não é unanimidade e o reserva Auro não se firmou. O Peixe também analisará a necessidade de outro zagueiro e um segundo volante.

São Paulo

O São Paulo tem três prioridades para a reabertura da janela. O clube entende que precisa de mais um zagueiro experiente - de preferência canhoto - para dar mais opção a Rogério Ceni no setor. No meio de campo, o Tricolor busca um meia capaz de atuar como armador, função que apenas Rodrigo Nestor consegue desempenhar no atual elenco. No ataque, a saída de Marquinhos aumentou a necessidade de um jogador de velocidade. O clube chegou a tentar a contratação de Douglas Costa e Soteldo no início do ano, mas não conseguiu.

Vasco

O Vasco muito provavelmente terá a chegada da 777 Partners para gerenciar sua SAF na próxima janela, o que já causa expectativa por reforços de maior peso. Laterais, meias, atacantes de lado e centroavante devem ser as posições procuradas no mercado.

Os americanos da 777, inclusive, já indicaram alguns nomes do mercado argentino e uruguaio e integrantes do departamento de scout viajarão aos países para acompanhar os jogadores de perto.

* Colaboraram: Brunno Carvalho, Yago Rudá, Diego Iwata, Lucas Musetti, Jeremias Wernek, Victor Martins, Lohanna Lima, Alexandre Araújo, Bruno Braz e Letícia Marques.

Imagem: ALEJANDRO PAGNI / AFP

Fonte: Uol