Pulgar, do Flamengo, revela inspiração em astro da Iugoslávia para virar cobrador de faltas

Um dos destaques da vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Bahia, no último sábado no Maracanã, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, Erick Pulgar deu uma entrevista nesta terça-feira para a FlaTV, canal oficial do clube no YouTube. No bate-papo, o volante chileno, que chamou a atenção por ter batido duas faltas na trave na partida, revelou como virou cobrador e quem foi sua inspiração:

- Sempre gostei de bater os tiros livres. Sou alto, normalmente quem é alto vai cabecear no escanteio, mas também gosto de bater os escanteios. Então prefiro cobrar as faltas, escanteios, do que saltar para cabecear. Esta característica de falta, de tiro livre, foi no Bologna que tive oportunidade e prazer de ser dirigido por Sinisa Mihajlovic, que descanse em paz. Ele era um grande cobrador de faltas.

Nascido na antiga Iugoslávia em 1969, onde hoje é a região da Croácia, Mihajlovic foi um astro da seleção de seu país e do futebol italiano, onde passou por Roma, Sampdoria, Inter e Lazio. Mesmo sendo zagueiro, marcou 38 gols por esses clubes, sendo 28 de falta (um recorde na Itália que só foi batido anos mais tarde por Pirlo). Ele morreu em dezembro de 2022, depois de anos de uma luta contra a leucemia . Mas antes treinou Pulgar no Bologna em 2019:

Mihajlovic comemora um gol de falta pela Lazio — Foto: Divulgação / Fifa

- A diferença para a Europa é que nós jogávamos só aos domingos, tínhamos mais tempo de preparação, e o professor Sinisa duas vezes na semana eram 45 minutos, uma hora de tiro livre, de escanteios, pênaltis... Creio que foi aí que me deu essa potência.

Pulgar marcou gols de falta pelo Bologna e pela Fiorentina (veja alguns no vídeo abaixo) , e agora tenta assumir o posto de cobrador também no Flamengo . Apesar do primeiro gol de falta ter parado duas vezes na trave contra o Bahia, o volante não desanimou:

- Vou seguir trabalhando. Como digo, o tempo aqui, partida a cada três dias, fica um pouco difícil de treinar uma hora. Mas se tentamos 20 minutos, quatro cobranças, que as quatro sejam gols (risos). Vamos seguir trabalhando para fazer esse gol - afirmou o volante, que elogiou outros cobradores do elenco:

- David (Luiz), Arrasca (Arrascaeta), Cebolinha também pega bem...

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte