Provável título do Carioca mostra indícios de como Flamengo e Tite brigarão por mais

O provável título carioca do Flamengo, que deve ser concretizado hoje, após o jogo de volta das finais contra o Nova Iguaçu, no Maracanã, às 17h — como venceu por 3 a 0 na primeira partida, o rubro-negro pode perder por até dois gols de diferença que ainda leva a taça — é, mais do que só mais um para a vitoriosa história do clube nos últimos cinco anos, um marco do trabalho de Tite. Afinal, será o primeiro conquistado pelo treinador, que, depois de seis anos sob o comando da seleção brasileira, foi contratado com a alcunha de ‘melhor do país’, e com a missão de fazer com que o time, que passou em branco em 2023, consiga não só brigar, como conquistar todos os principais campeonatos da temporada.

Com o maior orçamento da América do Sul, que passa da expressiva quantia de R$ 1 bilhão — a receita bruta do ano passado, divulgada em balanço publicado no final de março, foi de R$ 1,374 bilhão —, a diretoria do Flamengo tem o sonho de criar uma hegemonia de títulos no futebol brasileiro. Não à toa, em 2022, quando conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil, demitiu Dorival Júnior, atual técnico do Brasil, na época criticado por não dar a devida importância ao Campeonato Brasileiro. Com o comandante, a ideia é fazer o sonho da tríplice coroa se tornar realidade. Por mais que seja um torneio de nível inferior aos que estão por vir, o Estadual pode dar alguns indícios em relação à esse desejo.

‘Trabalho de excelência’

Mesmo com o empate na estreia da Libertadores, Tite e sua comissão técnica são extremamente bem avaliados pelo departamento de futebol do Flamengo. Uma fonte ouvida pelo GLOBO afirmou que o trabalho feito é “de excelência”. Além disso, é valorizada internamente a capacidade de Tite de gerir e manter um ambiente leve dentro de um elenco pesado com coerência nas tomadas de decisão. No rubro-negro, há a sensação de que, a essa altura da temporada, há um “comprometimento integral” e uma sintonia entre todos que compõem o dia a dia do futebol do clube, sejam funcionários, jogadores ou membros da diretoria.“Todos sabem que se houver dedicação, o campo fala”, disse à reportagem uma fonte do clube.

Um bom exemplo de como há uma sintonia entre o treinador e a diretoria na questão da priorização de todas as competições do ano é que, mesmo com a vantagem construída e a sequência de jogos da Libertadores — o Flamengo viajou para a altitude de Bogotá, para enfrentar o Millonarios-COL, na terça passada, e na próxima quarta recebe o Palestino-CHI, no Maracanã —, Tite afirmou, após a vitória no jogo de ida contra o Nova Iguaçu, que não pouparia nenhum atleta do time titular para o confronto de volta.

— Aprendi na vida que, sempre, o próximo passo é o mais importante. Isso me fortalece — falou o treinador.

Inconsistências existem

Apesar de ter sido soberano ao longo de todo o Campeonato Carioca, o Flamengo de Tite ainda apresenta algumas inconsistências que precisarão ser solucionadas. Por exemplo, por conta da decisão de ir com força total para o jogo de ida, contra o Nova Iguaçu, o rubro-negro enfrentou o Millonarios com algumas ausências importantes no time titular. A dosagem de carga e de minutos dos principais atletas do elenco será um fator importante ao longo de uma temporada em que o clube pretende brigar pelas três frentes.

Hoje, Tite deve levar a campo o time considerado titular, contando com a volta de De La Cruz, que contra os colombianos ficou de fora, com quadro de virose. Ayrton Lucas, Léo Pereira e Luiz Araújo também devem voltar à titularidade. Na Colômbia, a ausência do uruguaio foi sentida dentro de campo. Igor Jesus, escolhido para desempenhar a função do camisa 18, não foi bem.

Há, internamente no Flamengo, o entendimento de que De La Cruz, acostumado com o ritmo do futebol argentino, não aguentará o alto número de jogos do calendário brasileiro. Por isso, a prioridade da direção após o término do estadual será a contratação de um volante.

Perto do retorno após cirurgia no rim, Gerson pode realizar essa função. No entanto, com o time completo, o meio-campista também é cotado na ponta direita, posição que, no esquema idealizado por Tite, o clube tem Luiz Araújo como titular, e Bruno Henrique, com nítida preferência pelo lado esquerdo, e Matheus Gonçalves como opções.

Já na zaga, que tem Léo Pereira e Fabrício Bruno como soberanos, há a expectativa pela entrada de Léo Ortiz. No entanto, isso está encaminhado para acontecer mais no segundo semestre, visando uma possível venda do zagueiro recém-convocado para a seleção brasileira.

Mais recente Próxima Tite pode mudar planejamento e poupar alguns titulares em segundo jogo da final do Carioca
Fonte: Extra