Proposta de clubes para paralisar Brasileirão durante Copa América tem dois obstáculos; entenda

Os nove clubes da Série A que fizeram o requerimento de paralisar o Campeonato Brasileiro durante a Copa América, invertendo as datas com a Copa do Brasil no período , ainda aguardam uma resposta da CBF. Mas o ge apurou que há dois obstáculos para a proposta ser aceita.

Os clubes que estão pleiteando a mudança do calendário são Athletico-PR, Atlético-MG, Botafogo, Bragantino, Flamengo , Fluminense, Palmeiras, São Paulo e Vasco.

- Nós colocamos para que a diretoria de competições possa analisar todos os pontos que eles solicitam. Eu verifiquei o documento, é um documento complexo que não é apenas fazer um adiamento de duas partidas pós-Brasileiro. Isso envolve também os direitos de transmissão, de patrocinadores que estão já sabendo que a competição terminaria naquelas datas - declarou ao ge o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que continuou:

- Posterior ao Brasileiro envolve férias de atletas, envolve o próprio Sindicato dos Atletas, envolve também um calendário de 2025 que pode ser estrangulado... Mas mesmo assim a CBF sempre vai buscar entender e dar respostas que sejam técnicas para que os clubes sejam envolvidos. É isso que temos feito, mas já sabendo de antemão que tem uma série de outras intervenções que impactam no calendário já tão castigado que é o brasileiro.

Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues ainda não respondeu aos clubes — Foto: Thais Magalhães/CBF

A ideia foi confirmada na última quinta-feira pelo gerente de futebol do Flamengo , Luís Carlos Azevedo, em entrevista coletiva após a vitória por 3 a 0 sobre o Bangu em Aracaju (veja no vídeo acima) . A mudança no calendário teria como objetivo inverter as quatro rodadas previstas durante a Copa América pelas oitavas e quartas de final da Copa do Brasil, de modo que nenhuma equipe fosse desfalcada durante o Brasileirão. E outras duas rodadas sejam disputadas nas datas das finais.

Se aprovada pela CBF, a mudança adiaria a final da Copa do Brasil. As oitavas e quartas de final seriam antecipadas para o período durante a Copa América, mas a decisão do torneio passaria para os dias 11 e 15 de dezembro, após o fim do Brasileirão.

Como a Copa América, que será disputada nos Estados Unidos, faz parte do calendário da Fifa, a liberação dos convocados é obrigatória. Na última data Fifa, em novembro, 29 jogadores que atuavam na Série A foram chamados por seleções sul-americanas.

Fonte: Globo Esporte