Se os técnicos de Flamengo e Vasco neste início de Campeonato Carioca não são tão conhecidos pelo torcedor, isso se dá por uma valorização recente aos trabalhos nas categorias de base, onde apareceram Cleber dos Santos e Ramon Lima. Os dois herdaram vagas recentemente abertas por Filipe Luís e Rafael Paiva, respectivamente, alçados no ano passado aos profissionais.
Em comum, a dupla tem o curto tempo desde o início de trabalho. No caso de Cleber, apenas tecnicamente: o treinador de 45 anos assumiu o sub-20 do Flamengo em outubro de 2024 já com uma ampla bagagem em categorias de base no currículo. Em duas passagens, entre 2001 e 2007 e 2011 e 2014, foi do sub-11 ao sub-20 rubro-negro. Na terceira passagem, em 2017, foi auxiliar do técnico Zé Ricardo.
Nos últimos meses, Cleber tem se aproximado ainda mais de Filipe Luís por uma melhor integração entre a última categoria de formação e o profissional.
No Vasco, a situação foi parecida. Contratado em julho de 2023, Ramon Lima, de apenas 36 anos, subiu a escada para ganhar a oportunidade como técnico do time profissional. Ele assumiu o sub-20 após a subida de Rafael Paiva, então treinador da categoria — que já não comanda mais o cruz-maltino.
Inicialmente, atuou como interino na posição, mas foi efetivado em setembro do ano passado. Mesmo com o curto período à frente da categoria e com vários jogadores que conhece no elenco que disputa a Copinha, o jovem treinador tem uma safra bicampeã carioca nas mãos no “mistão” deste início de estadual.