Projeto de lei quer renomear o Maracanãzinho em homenagem a Robson Gracie

A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) incluiu na pauta desta quarta-feira, em regime de urgência, um projeto de lei que muda o nome do Maracanãzinho, batizado de Ginásio Gilberto Cardoso. O projeto, de autoria do deputado Rodrigo Amorim, quer renomear para Estádio Mestre Robson Gracie - Maracanãzinho. Lenda do jiu-jítsu, Gracie faleceu no mês passado, aos 88 anos.

Maracanãzinho recebe Flamengo x São Paulo — Foto: Reprodução Twitter NBB
1 de 2 Maracanãzinho recebe Flamengo x São Paulo — Foto: Reprodução Twitter NBB

Maracanãzinho recebe Flamengo x São Paulo — Foto: Reprodução Twitter NBB

A justificativa é de que o Complexo Esportivo do Maracanã "foi palco de monumentais lutas que engrandeceram o Jiu-Jitsu brasileiro, sendo a presente proposta justa e adequada".

Robson Gracie, jiu-jítsu — Foto: Reprodução SporTV
2 de 2 Robson Gracie, jiu-jítsu — Foto: Reprodução SporTV

Robson Gracie, jiu-jítsu — Foto: Reprodução SporTV

O Flamengo está se mobilizando para evitar a troca, pois o ginásio leva o nome de um ex-presidente do clube. Inaugurada em 1954, a instalação esportiva foi batizada como Ginásio Gilberto Cardoso no ano seguinte. Em 1955, enquanto assistia à final do Campeonato Carioca de Basquete daquele ano, Gilberto teve um infarto fulminante após Guguta marcar uma cesta para o Rubro-negro no último segundo do jogo, fazendo a equipe derrotar o Esporte Clube Sírio.

Fonte: Globo Esporte