'Proibido entrar de amarelo': adversário do Flamengo brinca com regra curiosa no seu estádio

O torcedor do Flamengo que viajar até Guayaquil para acompanhar a partida contra o Emelec pode se deparar com uma situação curiosa relacionada a vestimenta. Caso entre no George Capwell, palco da partida desta quarta-feira, com um dos uniformes amarelos lançados pelo clube, estará infringido uma regra informal: é terminantemente proibido usar tal cor dentro do estádio.

Mas calma, isso nada tem a ver com o Flamengo e nenhum torcedor será barrado caso aconteça. Tudo faz parte de uma brincadeira da torcida do Emelec com o Barcelona (EQU), maior rival do próximo adversário do rubro-negro na Libertadores. Antigamente, o dizer "proibido entrar de amarelo" foi pintado nas pilastras do setor visitante - uma clara referência a cor do uniforme utilizado pela outra equipe de Guayaquil.

As mensagens foram apagadas após a última reforma do estádio, mas viraram uma provocação interna nas arquibancadas - e pode sobrar para os rubro-negros em tom de bom humor.

Mensagem foi apagada após reforma no estádio do Emelec
Mensagem foi apagada após reforma no estádio do Emelec Foto: Divulgação/Emelec

- Não é uma regra documentada, algo formal ou coisa do tipo. No atual [George] Capwell, várias partes tiveram modificações, mas isso era muito comum de se ler no estádio antigo. Os torcedores ainda lembram dessas mensagem para provocar, virou um senso coletivo, brincadeira pela rivalidade com o Barcelona. Não é comum ver torcedores de amarelo no estádio exatamente por ser o maior rival - conta Jerry Robalino, repórter da 'La Radio Redonda', de Guayaquil.

As modificações citadas pelo jornalista equatoriano tem a ver com as reformas que o Emelec realizou para transformar o seu estádio no "caldeirão moderno" do Equador. Construído no bairro Parque Centro Cívico, em Guayaquil, o local foi reinaugurado em dezembro de 2016 por um custo total estimado em US$ 30 milhões (cerca de R$ 100 milhões) e capacidade para 40 mil torcedores.

Estádio George Capwell passou por reformas
Estádio George Capwell passou por reformas Foto: Reprodução/Emelec

As alterações foram para manter a modernidade com melhorias na estrutura aliado a raíz sul-americana com torcedores próximos do gramado após a retirada dos alambrados. Os arredores do estádio também receberam investimento promovendo novas atividades comerciais e sociais para o bairro. Até o nome oficial do estádio foi mudado para 'Banco del Pacífico', tendo os direitos comprados por um dos patrocinadores do clube.

O Flamengo já conheceu as versões antiga e nova do George Capwell - e carrega boas recordações em ambos. Na Libertadores de 2014, no velho estádio, venceu por 2 a 1 com gols de Alecsandro e Paulinho. Placar repetido em 2018, já após a reforma, onde Vinicius Junior marcou os dois tentos rubro-negros. A única derrota aconteceu em 2012, onde o 3 a 2 definiu o único revés da equipe em seis partidas contra os equatorianos.

Fonte: Extra
publicidade
publicidade