O chileno Erasmo Vidal, pai de Arturo Vidal, do Flamengo, encontrado morto no Clube Hípico desfrutando da grande paixão por cavalos, hobby herdado pelo filho , enfrentou problemas com lei de tráficos de drogas e alcoolismo. A relação de Erasmo não era das melhores com os filhos, segundo relatos da imprensa chilena.
O pai do volante rubro-negro não tinha uma relação afetuosa com o filho, diferentemente da mãe, Jacqueline Pardo, que viaja com frequência para encontrar Vidal. Em uma entrevista dada em 2015 à imprensa chinela, o jogador deu sinais dos desafetos:
— Meu pai já tem idade suficiente para saber o que está fazendo. Eu mesmo tenho uma família com minha esposa, dois filhos e minha mãe. Ele tem a vida dele, eu tenho a minha — disse Vidal.
A ausência do pai desde que os filhos eram criança também se deu por problemas com bebida alcoólica — e alguns episódios foram a público nos veículos de comunicação do Chile.
O mais grave foi quando Vidal e seus irmãos, ainda pequenos, seguiram a vida sozinhos com a mãe. Erasmo tentou atear fogo na casa em que moravam. A grave situação fez com que Jacqueline não quisesse mais o contato do pai com os filhos.
O casamento arruinado aconteceu cedo. Ainda segundo a imprensa chilena, além do alcoolismo, Erasmo também tinha vício em jogos de azar. Em julho de 2015, quando Vidal já brilhava na Europa, o pai foi preso por posse de cocaína e duas facas. À época, ele se defendeu dizendo que estava apenas tomando uma cerveja com os amigos. Ele foi liberado em seguida.