Problema no sinal da Record TV pode impedir que torcedores do Rio assistam aos jogos do Cariocão

A transmissão da Record TV, atual detentora dos direitos de exibição do Campeonato Carioca,  pode gerar problemas aos torcedores a partir desta terça-feira para parte dos moradores do Rio de Janeiro. Isso porque o sinal via parabólica da programação de São Paulo afetará o acesso de determinados telespectadores, dependendo da operadora de TV a cabo contratada pelo assinante, no momento de acompanhar o Cariocão 2021 no canal.

O LANCE! conversou  com a emissora e com as empresas Claro, Sky e OI para buscar explicações e entender como o público pode solucionar esse problema.

Segundo a emissora paulista, parte de grandes capitais do país recebem um sinal único de São Paulo com variações locais de determinados programas e horários. Com isso, uma parte dos torcedores de times como Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, por exemplo, podem não receber o sinal da Record Rio, e sim, acompanhar a Record SP durante as partidas do Carioca.

A primeira transmissão será nesta terça-feira, às 21h30, quando Flamengo e Nova Iguaçu entram em campo. No sinal da TV aberta, além da capital carioca, outros estados como Distrito Federal, Bahia (Salvador e Itabuna), Goiás, Pará, Amazonas, Campos dos Goytacazes (RJ), Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais (Uberlândia e Juiz de Fora), Sergipe, Piauí, Amapá, Espirito Santo e Maranhão receberão o sinal dos jogos. São Paulo não assistirá a partida.

O QUE FAZER?
Operadoras de televisão também disseram o que os apaixonados por futebol podem fazer para solucionar a dificuldade com o sinal via parabólica. Vale lembrar que, com a Globo, ex-dona dos direitos de exibição do Carioca, o caso não afetava os torcedores do Rio. A emissora carioca possui um sinal exclusivo de transmissão para o Estado, que contava com as partidas do Estadual.

CLIENTES CLARO/NET PODERÃO SOLICITAR TROCA DE APARELHO
Em contato com o L! , a Claro/Net explicou que a situação "não se adequa" aos problemas de sinal com antenas parabólicas da operadora. De acordo com o informado, a quantidade "minúscula" dos assinantes que podem ter algum problema com a exibição não preocupa por ser uma ocasião reversível com uma simples ligação para a Claro.

O sistema da operadora de televisão pede para que os torcedores que possuem uma rede antiga entrem em contato para a operadora e pedir uma "caixa decodificadora" nova gratuitamente. Não foi relatado nenhuma avaliação no SAC.

ACORDO ENTRE SKY E RECORD AJUDA TORCEDORES
A Sky transmite o sinal da Record TV de São Paulo através das antenas parabólicas que exibem no Rio. A empresa afirmou ao L! que fez uma parceria exclusiva com a Record para que os assinantes possam ter o sinal dos jogos do Carioca, entre os citados acima.

No momento da partida entre Flamengo e Nova Iguaçu, assim como no decorrer do campeonato, a empresa vai cortar o sinal paulista e acionar o sinal de um dos estados que transmita os jogos do Carioca para serem reproduzidos no Rio. A expectativa é que mais de 664.505 clientes no Estado do RJ sejam contemplados.

A OI também usa muito parabólica, mas a empresa não respondeu ao contato da reportagem até a publicação desta matéria.

SISTEMAS PAY-PER-VIEW
Além dos tradicionais meios, o torcedor poderá assistir ao Cariocão em um novo sistema de pay-per-view que fica sob a responsabilidade dos clubes, ao contrário do feito em anos anteriores quando a Globo detinha todos os direitos de transmissão.

Essa mudança, inclusive, foi fundamental para a retirada da proposta da emissora carioca para a licitação vencida pela Record, que também era alvo de cobiça do SBT - está última, inclusive, adquiriu nesta segunda-feira os direitos da próxima Champions League na TV aberta .

ENTÃO POR ONDE VOCÊ PODE ASSISTIR?
Sem a TV aberta, os clientes deverão assinar pacotes de PPV. A Ferj e os clubes cariocas acham que podem lucrar mais com este novo modelo de transmissão "fatiado" . A Claro/NET e a Sky já anunciaram que irão disponibilizar o Pay-per-view do campeonato e os clubes poderão fazer a transmissão própria de suas partidas nas TVs online dos times. Outra operadora a participar desse novo formato é a Vivo.

Após o Fl amengo anunciar que irá transmitir seu pay-per-view do Campeonato Carioca através do serviço Fla TV+ , Vasco, Botafogo e Fluminense decidiram seguir outro caminho. De acordo com informações obtidas pelo LANCE! , os três clubes fecharam uma parceria para transmitir em conjunto em uma mesma plataforma os jogos no formato de pay-per-view do Campeonato Carioca 2021 .

*sob supervisão de Ricardo Guimarães

Record e Carioca

Antes na Globo, Cariocão terá nova casa na TV aberta. Record exibirá partidas do estadual até 2022 (Montagem LANCE!)

Fonte: Lancenet