Pressionado, Flamengo conta com volta do "fator Maracanã" para conter a crise

O Flamengo vive o seu momento de maior pressão na Era Tite . Em sete meses de trabalho do treinador, o time vinha atingindo os objetivos traçados: conquistou a vaga na Libertadores no fim do ano passado e começou 2024 sendo campeão carioca. Mas depois do estadual o Rubro-Negro entrou em uma espiral negativa, viu o rendimento em campo cair vertiginosamente e venceu só um dos últimos seis jogos disputados.

A fase está tão ruim que levou um grupo de torcedores a protestar na porta do Ninho do Urubu, com direito a ovos e pipocas, na sexta-feira, véspera da partida contra o Corinthians no Maracanã. Depois de dois jogos do time fora de casa, o estádio é um trunfo rubro-negro para conter a iminente crise . Em 2024, o Flamengo tem alto aproveitamento no local.

Em 14 jogos no Maraca na temporada (veja a relação abaixo) , o Rubro-Negro de Tite venceu 11, empatou dois e perdeu só um, o clássico com o Botafogo. Somou 35 dos 42 pontos disputados no estádio, o que dá 83,3% de aproveitamento, e tem 24 gols marcados contra apenas três sofridos.

Maracanã volta a receber o Flaemengo neste sábado — Foto: Marcelo Cortes /CRF

Os próximos dois jogos do Flamengo serão no Maracanã e podem amenizar a pressão: neste sábado contra o Corinthians, às 16h (de Brasília) pelo Campeonato Brasileiro ( com quase 50 mil ingressos vendidos por antecedência ), e na quarta-feira diante do Bolívar, às 21h30 (de Brasília), em jogo que vale a sua sobrevivência na Libertadores.

Tite em Flamengo x Botafogo — Foto: André Durão / ge

- Como sempre falo, é Flamengo . Cobrança aqui é no nível mais alto possível. Momento difícil para a torcida, para nós também, mas só podemos sair desse momento juntos, então é pedir o apoio do torcedor. Sei que eles estão chateados, assim como nós também estamos. Pedir o apoio deles para esses jogos que a gente tem. Temos que correr atrás. É momento de falar pouco e trabalhar mais - declarou Gerson após a derrota para o Palestino no Chile.

O Flamengo chegou a ser líder do Brasileirão na segunda rodada, mas depois caiu para o sétimo lugar com oito pontos. E na Libertadores, o Rubro-Negro é só o terceiro colocado do Grupo E com quatro pontos e se complicou, correndo risco do vexame da eliminação precoce na fase de grupos.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte