O nome de Gabigol segue sendo forte nos bastidores do Corinthians . Próximo assumir o cargo de presidente do clube após vencer as eleições de novembro, Augusto Melo voltou a garantir que acompanha a situação do atacante do Flamengo , que entrará no último ano de contrato com o Rubro-Negro.

Questionado em entrevista ao canal SporTV sobre a condição do Timão em contratar o craque da Gávea, o dirigente afirmou que “há interesse dos dois lados” em uma negociação.

“Corinthians tem total condição”, disse Augusto Melo. “Gabigol é um grande jogador, interessa a qualquer clube. Por que não tentarmos uma boa conversa? Queremos sentar com o pessoal do Flamengo. Há interesse dos dois lados. Por que não tentarmos? Seria bom para o Gabigol respirar novos ares. Vamos chegar a um acordo, se Deus quiser”.

“Não conversei com ele, mas quero perguntar pessoalmente”, disse o presidente eleito ao ser perguntado sobre a entrevista de Gabibol ao podcast PodPah , quando o atacante brincou ao dizer que tem a cara do Corinthians. “Isso já foi uma boa indicação. Por que não avançarmos nisso?”.

Principal nome entre as especulações do Corinthians para 2024, Gabigol entrará em seu último ano de contrato com o Flamengo.

A situação poderia ser diferente, já que a renovação chegou a ser encaminhada em 2023, mas o clube rubro-negro preferiu esperar a próxima temporada para definir a situação.

O Flamengo entendeu ter casos prioritários a resolver antes do de Gabigol, que tem vínculo até dezembro de 2024. Bruno Henrique, por exemplo, tinha contrato apenas até o final de 2023 e vinha sendo cobiçado por equipes como Palmeiras e Grêmio - ele teve renovação acertada até 2026 .

Além dele, Everton Ribeiro e David Luiz são outros que estão com vínculos para vencer em 2023 e tratam da extensão. O Flamengo também trabalha nos bastidores para oferecer um novo contrato a Fabrício Bruno, com uma valorização ao zagueiro, apesar de o acerto atual valer até 2025.

Gabigol não viveu seus melhores dias no Flamengo neste ano, perdendo espaço principalmente na reta final da temporada, com Tite. Desde o jogo de volta da final da Copa do Brasil , ainda com Jorge Sampaoli, o atacante não foi titular uma vez sequer em 12 partidas – entrou em dez delas.

De qualquer forma, isso não faz com que o Flamengo veja Gabigol como nome fora dos planos, muito pelo contrário. O clube entende as dificuldades da atual temporada e confia na recuperação do jogador, ídolo do clube, em 2024. Sua renovação seguirá em pauta.

E o Corinthians?

Apesar de Gabigol entrar no último ano de contrato e das especulações, o Flamengo se vê protegido pela multa contratual do atacante. E o clube não cogita fazer negócio com Corinthians abaixo da multa nesta janela – vale lembrar, o custo para contratar o jogador em 2020 foi de R$ 95 milhões.

Vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz disse há um ano que a exigência para Gabigol deixar o clube era o pagamento de 33 milhões de euros (mais de R$ 175 milhões na cotação atual) à vista.

Na ocasião, ele se referia a uma transferência para o exterior. Para o mercado nacional, a multa rescisória não precisa ser necessariamente estabelecida em contrato. Segunda a Lei Pelé, ela pode ser calculada de acordo com a remuneração do jogador (até o limite de 2 mil vezes o valor médio do salário).

Como Gabigol é um dos jogadores mais bem pagos do Brasil, o Flamengo também não se preocupa com qualquer clube arcando com esse valor.