A exclusão do León, do México, do Mundial de Clubes 2025 por descumprimento do regulamento da Fifa segue dando o que falar.
Em entrevista ao canal TUDN , o presidente da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe), Victor Montagliani , disse que apoia "totalmente" a reintegração da equipe mexicana ao torneio.
Como mostrou a ESPN na semana passada, o León foi retirado pela Fifa da competição por ter o mesmo dono que o Pachuca , também do México.
O clube excluído já avisou que irá recorrer à CAS (Corte Arbitral do Esporte) para tentar voltar ao Mundial, e Montagliani demonstrou apoio à iniciativa.
"Agora, será um procedimento legal. O Grupo Pachuca tem a possibilidade de ir à CAS. Não sabemos o que vai acontecer e respeitaremos os trâmites", afirmou o dirigente.
"Mas, para mim, como presidente da Concacaf, eu apoio o León. O clube ganhou a Liga dos Campeões da Concacaf no campo. Portanto, esperamos que, ao final desse processo, o León esteja no Mundial", seguiu.
"O León pode contar com 100% do apoio da Concacaf", finalizou o canadense.
A fala de Montagliani, porém, irritou muito o Alajuelense , da Costa Rica, que pleiteia ficar com a vaga do León no Mundial de Clubes .
Em comunicado oficial, a equipe rubro-negra pediu para que o presidente da Concacaf seja neutro nessa questão.
"Tanto Alajuelense quanto León são parte da Concacaf. As declarações do presidente constituem uma graves transgressão do dever de neutralidade, dos princípios de imparcialidade e de lealdade institucional que devem reger as autoridades esportivas internacionais", reclamou.
"Reiteremos que a integridade no futebol não pode ser comprometida por considerações políticas ou econômicas. Defenderemos com firmeza o respeito às normas, à transparência dos processos e à imparcialidade das decisões", completou.
A Fifa, por sua vez, já comunicou que só vai se posicionar sobre quem será o novo integrante do Mundial após conhecer a decisão da CAS.
A definição interessa diretamente ao Flamengo , já que o novo (ou velho) integrante fará parte do grupo D, ao lado do Rubro-Negro, do Chelsea e do Espérance .