Presente no título da Mercosul, Juan vê Fla na briga pela Sul-Americana

Juan Flamengo treino (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo) Juan no treino do Flamengo
(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

A partida entre Flamengo e Figueirense nesta quarta às 21h30 , pela Copa Sul-Americana, terá uma memória especial para Juan . O zagueiro esteve presente na última conquista internacional do Rubro-Negro, quando venceu a Copa Mercosul de 1999, batendo o Palmeiras, então campeão da Libertadores, em duas partidas recheadas de gol. Na primeira perna, no Maracanã, vitória do Mais Querido por 4 a 3 e, na volta, empate por 3 a 3 no Palestra Itália. O jogador de 37 anos relembrou as duas decisões que deram o título ao Fla.

- Foram dois jogos eletrizantes. O Palmeiras naquela época tinha um time muito forte, campeão da Libertadores, iam disputar o mundial e o nosso time tinha muita garoto vindo das divisões de base. Foram duas partidas muito equilibradas e isso foi muito marcante para mim. Vencemos a primeira partida muito apertada no Maracanã e depois conquistamos um milagroso empate num Parque Antártica lotado.

Ele, inclusive, afirma que a conquista mudou o rumo de sua carreira. Em seu terceiro ano como profissional do clube, Juan era visto como titular no ano de 1999. Ele ressalta a importância da Mercosul tanto para si quanto para o Flamengo.

- Aquele título da Mercosul foi muito importante para mim porque foi meu primeiro título jogando como titular e abriu as portas para mim para que eu pudesse me firmar como titular no ano seguinte. Para o clube, a conquista foi muito comemorada por todos porque colocava o Flamengo novamente no cenário internacional.

Julio Cesar e Juan Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo) Juan recebeu recentemente o goleiro Julio César. Os dois foram campeões da Copa Mercosul (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Sobre as possibilidades de conquistar o título da Sul-Americana, o capitão acredita que Fla tem elenco para brigar tanto pela competição internacional quando o Brasileiro. Atualmente, o Rubro-Negro está quarta posição, três pontos atrás do líder Palmeiras.

- A diretoria montou um elenco muito forte esse ano com capacidade para brigar pelas duas competições que ainda temos na sequência da temporada. A Sul-Americana é um campeonato importante que dá vaga na Libertadores do ano que vem e rende ao clube uma premiação significativa. Além disso, o clube ainda não conquistou o título dessa competição e isso servirá como mais um estímulo para o nosso grupo.

Em sua quinta edição, pesa o retrospecto negativo: passou apenas uma vez para as oitavas-de- final e só tem duas vitórias na história do torneio, as duas contra o Atlético-PR em 2011. Flamengo e Juan tem a chance de reescrever o rumo da equipe às 21h30 (de Brasília) quando o Mais Querido encara o Figueirense, no Orlando Scarpelli.

Fonte: Globo Esporte