Prazo estipulado pelo Flamengo se encerra, e busca por quinto reforço perde força internamente

Após fechar com quatro jogadores na janela (Michael, Alex Sandro, Alcaraz e Gonzalo Plata), o Flamengo estudou a contratação de mais um atacante por causa da grave lesão de Pedro. O fim do período de transferências reduziu as opções do clube, que só poderia investir em atletas livres no mercado e debateu diversos nomes oferecidos desde semana passada. Mas o prazo estipulado por Marcos Braz, vice-presidente de futebol rubro-negro, terminou na última terça-feira , e o ge apurou que a busca por um quinto reforço perdeu forçar internamente.

O nome que esteve mais quente nos bastidores foi o do francês Anthony Martial, de 28 anos, que em julho não renovou com o Manchester United, da Inglaterra. O atacante agrada ao departamento de futebol rubro-negro, que viu nele uma oportunidade de mercado pensando em 2025. A possibilidade de abrir negociação foi colocada na mesa. Uma reunião na última segunda-feira, após a apresentação oficial de Gonzalo Plata, foi feita para debater os próximos passos do clube, que tinha terça como deadline (curiosamente, dia seguinte ao fim das inscrições na Copa do Brasil).

Porém, o peso de precisar fazer um grande investimento levou a Gávea a reconsiderar a necessidade de buscar mais um atacante no mercado. O Flamengo resolveu dar um voto de confiança para as opções do elenco: Gabigol, Carlinhos e Bruno Henrique (improvisado). O alto custo mensal de Martial - envolvendo salário e luvas - afastou o francês do Rubro-Negro, que já teve que fazer uma readequação orçamentária para efetivar as contratações de Michael, Alex Sandro, Alcaraz e Gonzalo Plata e não vê margem para aumentar a folha salarial neste momento sem colocar em risco as finanças.

A situação física de Martial também entrou em pauta, já que o jogador não atua em uma partida oficial desde dezembro de 2023 e passou os últimos meses em recuperação de uma lesão na virilha. Ou seja, ele não chegaria como "solução" imediata para o ataque, assim como a maioria dos nomes oferecidos por empresários. Internamente, a visão é de que um jogador para estar livre no mercado após o fim das principais janelas provavelmente vem de problemas físicos ou longos períodos de inatividade.

Anthony Martial em ação pelo Manchester United — Foto: Getty Images

O holandês Memphis Depay, novo reforço do Corinthians, também foi oferecido, mas o Flamengo não manifestou interesse. Antes mesmo da lesão de Pedro, o clube procurou o argentino Darío Benedetto, livre no mercado após rescindir com o Boca Juniors. No entanto, o Rubro-Negro, focado em finalizar outras negociações, não avançou pelo atacante.

Nos últimos dias de janela, o Flamengo tentou a contratação de Deivid Washington, de 19 anos, que pertence ao Chelsea. Com o prazo pouco superior a 24 horas para fechar a negociação, o clube não entrou em acordo com os ingleses para um empréstimo sem opção de compra fixada. O Rubro-Negro não aceitou dividir os custos mensais do jovem, e os ingleses não liberaram.

Caso mude de ideia, o Flamengo ainda tem mais nove dias para contratar de olho no Campeonato Brasileiro e na Libertadores. Para jogar a Série A, um reforço precisa ser inscrito até o dia 20 de setembro. Já no torneio da Conmebol, as inscrições para as quartas de final terminam no dia 13, e para a semifinal acabam em 18 de outubro.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte