Contratação mais cara da história do Flamengo, ao custo de 22 milhões de euros (R$ 143 milhões) mais bônus por metas , Samuel Lino desembarca na manhã desta terça-feira no Rio de Janeiro para fazer exames médicos e assinar contrato até 2029. Mas o atacante de 25 anos, que estava no Atlético de Madrid, da Espanha, na verdade não está chegando a um novo clube, e sim, voltando a um antigo endereço.
Poucos torcedores se lembram, mas Samuel Lino já passou pelas categorias de base rubro-negras. O ano era 2017, e o atacante disputava a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo São Bernardo quando chamou a atenção de Luiz Carlos de Azevedo, na época coordenador de captação do Flamengo .
— Na época eu era o coordenador de captação, a gente acompanhava a Copa SP in loco em todas as sedes, e uma das minhas áreas era São Bernardo. Eu assisti a ele jogando e gostei demais. Mudei minha programação e fui assistir de novo a outro jogo dele. E aí fizemos uma proposta de empréstimo com opção de compra — explicou Luiz Carlos, que atualmente é gerente geral da base do Atlético-MG.
Samuel Lino na base do Flamengo — Foto: Divulgação
Na época chamado só de Samuel, ele era o camisa 10 do São Bernardo naquela Copinha e fez um gol na estreia, na goleada por 5 a 0 sobre o Fast Clube. Também foi titular no empate em 1 a 1 com o Bahia e na derrota por 2 a 1 para o Trindade, mas viu seu time ser eliminado na primeira fase. A porta da classificação se fechou, mas a do Rio de Janeiro foi aberta. O clube paulista aceitou a proposta do Flamengo para um empréstimo gratuito com opção de compra.
— Ele chamou muito a minha atenção. Jogava tanto aberto quanto por dentro. Tinha habilidade com as duas pernas, jogador que ia para cima com coragem, agressividade. Naturalmente iria desenvolver a parte tática, o que é normal. Mas tinha muito recurso técnico no mano a mano, drible... Um repertório muito interessante — elogiou Luiz Carlos em contato com o ge .
Samuel chegou ao Ninho do Urubu com 17 anos, idade do primeiro ano de sub-20. Entrou algumas vezes em campo com o técnico Gilmar Popoca no Campeonato Brasileiro da categoria, mas teve sua maior sequência sob o comando de Maurício Souza no Torneio OPG, onde chegou a ser o camisa 9 do time. Em 2018, voltou à Copa SP com o Flamengo e fez parte da campanha do título. E em seguida também conquistou o Carioca, no entanto sem jogar muito.
Samuel Lino ao lado do zagueiro Matheus Dantas com a taça da Copinha 2018 — Foto: Arquivo Pessoal
Pesquisando as súmulas da época, o ge encontrou 15 partidas de Samuel Lino no sub-20 do Flamengo, sendo sete como titular. Com a camisa rubro-negra, ele fez um gol: marcado na vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo na Gávea, no dia 28 de outubro de 2017, pelo Torneio OPG. Não houve transmissão desse jogo, por isso não há imagem do gol.
Samuel Lino foi campeão carioca sub-20 pelo Flamengo — Foto: Divulgação
O atacante fez parte de uma geração rubro-negra que tinha Hugo Souza (Corinthians), Jean Lucas (Bahia), Hugo Moura (Vasco), Pepê (Vitória), Vinição (Wolfsburg-ALE)... No ataque, ele disputava posição com Yuri César, Bill, Lucas Silva, Wendel e Vitor Gabriel. Depois de um ano e meio de empréstimo, a diretoria rubro-negra ficou dividida entra exercer ou não a opção de compra, e Samuel acabou voltando para o São Bernardo. Em entrevista ao ge em 2022, ele lembrou a passagem :
— Não foi uma boa experiência para mim, não escondo de ninguém. Não foi um lugar onde fui o Samuel Lino de sempre. Não fui feliz, não me sentia bem e não me sentia acolhido. As coisas acabaram não correndo bem dentro de campo. Em 2018 tive a felicidade de ser campeão da Copinha, participando de alguns jogos. Foi o primeiro título importante que eu ganhei. Tive uma fase boa depois da Copinha, mas conversamos e achamos que o melhor era eu sair e voltar para São Bernardo.
Samuel Lino em ação pelo Flamengo Sub-20 — Foto: Divulgação
Um ano após voltar ao São Bernardo, ele foi contratado pelo Gil Vicente, de Portugal. Em 2022, foi comprado pelo Atlético de Madrid por 6,5 milhões de euros (R$ 35 milhões na cotação da época). Passou uma temporada emprestado ao Valencia, também da Espanha, e depois se firmou de vez no time da capital, chegando a ser eleito o melhor jogador do clube na temporada 2023/24. Samuel Lino volta ao Flamengo com outro status, e seu "descobridor" rubro-negro acredita que agora será diferente:
— Sem dúvida nenhuma, ele tem tudo para ter muito sucesso. Chega mais maduro, com rodagem por um grande clube da Europa, com um treinador que conhece muito bem a forma de atuar. É um garoto muito trabalhador, dedicado e tem tudo para ter sucesso na carreira dele — opinou Luiz Carlos.
Mais Escalados 1 ª rodada
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv