Por que público de SP não verá possível título do Brasileirão na Globo

Neste domingo, o Campeonato Brasileiro terá um jogo que todo mundo quer ver: Flamengo x Internacional, a partir das 16h (horário de Brasília). Porém, quem mora no estado de São Paulo não assistirá à partida decisiva na luta pelo título em TV aberta. A Globo decidiu transmitir o confronto entre Corinthians x Vasco na faixa. O fato tem sido motivo de reclamações entre telespectadores nas redes sociais.

A coluna apurou que a Globo não quis arriscar colocar um jogo com dois times que não paulistas na tarde de domingo, uma faixa mais competitiva em relação às noites de quarta, quando as transmissões de futebol recebem na audiência da novela das 21h, o produto mais visto da televisão brasileira - e que raramente marca menos de 30 pontos na Grande São Paulo (cerca de 6,4 milhões de telespectadores).

No domingo à tarde, os números já são tradicionalmente menores. Além disso, o recorde negativo do Campeonato Brasileiro na temporada de 2020 é um jogo com dois times de fora do estado. Ainda na primeira rodada, Flamengo x Atlético Mineiro marcou 15,9 pontos. Naquele dia, a vitória do Galo substituiu às pressas São Paulo x Goiás, que foi cancelado em cima da hora, em razão do surto de covid-19 no time goiano.

Por fim, para a emissora, Corinthians x Vasco não é um jogo totalmente sem nenhum atrativo. Se perder para o Timão, o clube da cruz de malta pode ser rebaixado com uma rodada de antecedência. O Corinthians ainda pode buscar uma vaga na Libertadores, ainda que a chance seja remota, depois de perder para o Santos na última rodada por 1 a 0.

Quem quiser assistir a Flamengo x Internacional na capital paulista terá que ser assinante do Premiere, o serviço de pay-per-view da Globo. Se vencer o Rubro-Negro, o clube gaúcho acaba com um jejum de título brasileiro e se consagra campeão nacional pela primeira vez desde 1979. Caso o Flamengo ganhe, ultrapassa o Inter e precisará apenas de uma vitória na última rodada contra o São Paulo para ser bicampeão seguido.

Flamengo x Internacional será exibido para todos os estados do Brasil e para o Distrito Federal, com exceção de São Paulo. A narração será de Luís Roberto, com comentários de Júnior e Roger Flores. As reportagens serão de Eric Faria e Débora Gares.

Já Corinthians X Vasco terá comando de Cléber Machado, com comentários de Casagrande e Ana Thaís Matos, além de reportagens de Marco Aurélio Souza e Felipe Diniz.

Imagem: Marcelo Cortes/Flamengo

Fonte: Uol