Na última segunda-feira, a CBF divulgou que o Flamengo ultrapassou o Palmeiras e assumiu a liderança do Ranking Nacional de Clubes da entidade .

Mas, afinal, por que o Verdão foi deixado para trás pelo Rubro-Negro, sendo que, nesta temporada, ganhou Paulista, Conmebol Libertadores e ainda pode faturar a Copa do Brasil?

Para entender a situação, é preciso compreender como funciona o ranking elaborado pela entidade que rege o futebol nacional.

Primeiramente, cabe salientar que a lista considera a participação de cada time nas competições realizadas nos últimos cinco anos pela CBF, como Brasileirão e Copa do Brasil.

Ou seja: a conquista da Libertadores, que é uma competição Conmebol, não dá pontos para o escore da entidade nacional, que considera só torneios brasileiros.

Em seguida, deve-se ressaltar que o ranking é dinâmico, ou seja, a cada ano que passa, os títulos ganham pesos diferentes.

No ano vigente, a pontuação é multiplicada por 5. Passado um ano, ela passa a ser multiplicada por 4. Outro ano depois, por 3, e assim sucessivamente até completar os cinco anos.

Como o Alviverde foi campeão em 2016 (x1) e 2018 (x3) , ele já está em multiplicadores menores que o Rubro-Negro, que ganhou em 2020 (x5) e 2019 (x4). Isso contribuiu decisivamente para que a equipe carioca tomasse a dianteira da lista da CBF na atual temporada.

Veja a pontuação dada para cada competição :

Além disso, a pontuação do clube vice-campeão de uma série é sempre 80% da pontuação do campeão, e a pontuação dos terceiros e quartos lugares de uma série é sempre, respectivamente, 75% e 70% da pontuação do campeão.

Segundo a própria CBF, mesmo se for campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras não somará os pontos para ultrapassar o Flamengo na ponta do ranking , apesar de ficar muito próximo (só 58 pontos atrás).

Com isso, o Rubro-Negro, que ganhou 800 pontos com o título do Brasileirão, fechará a temporada 2020 na liderança.

Na lista atual, não consta a pontuação adicional aplicada para o campeão da Copa do Brasil, já que a competição ainda não se encerrou.

Assim que forem definidos campeão e vice, será publicada pela CBF uma versão atualizada do ranking com as pontuações definitivas.

Top 10 do Ranking Nacional de Clubes

1 - Flamengo (16.768)

2 - Palmeiras (16.110)

3 - Grêmio (15.180)

4 - Internacional (13.310)

5 - Athletico-PR (12.968)

6 - Santos (12.776)

7 - Corinthians (12.032)

8 - São Paulo (11.870)

9 - Atlético-MG (11.789)

10 - Cruzeiro (11.768)

O ranking completo pode ser visto no site da CBF .