O Flamengo está de volta a uma final de Copa Libertadores após 38 anos. A equipe goleou o Grêmio no Maracanã com uma atuação de gala por 5 a 0. Agora, na final marcada para 23 de novembro em Santiago, no Chile, o adversário será o River Plate .

E na esperança de conquistar a competição continental pela segunda vez em sua história, o clube carioca terá pela frente o adversário ideal para encerrar sua 'maldição argentina' particular.

Adversário ideal? 'Maldição argentina'? Explicamos para você.

O histórico do Flamengo contra o River Plate é favorável na história. Até aqui, foram 17 jogos com 7 vitórias brasileira, quatro empates e seis derrotas. 27 gols rubro-negros e 23 dos argentinos.

Mas o mais animador é o confronto contra o adversário em Libertadores.

São quatro jogos com duas vitórias do Flamengo e dois empates. Ou seja, o time carioca está invicto, com direito a nove gols cariocas diante de só quatro do River. No entanto, a última vitória flamenguista sobre o atual campeão da Libertadores aconteceu em 1993, lá se vão 26 anos. E o River não perde há seis jogos (três vitórias e três empates) para o clube brasileiro.

E a 'maldição argentina'? O Flamengo terá que superar um retrospecto bem negativo em finais continentais se quiser ganhar a Libertadores. Até aqui, foram três disputas de títulos contra argentinos na história e, acreditem, três derrotas: Independiente (2017 – Copa Sul-Americana), San Lorenzo (2001 – Copa Mercosul) e Independiente (1995 – Supercopa).

Mauro cita xenofobia e diz: "Jesus veio para reensinar futebol aos arrogantes do país"; assista

O retrospecto contra o River Plate em mata-mata também não é dos melhores. Foram três eliminatórias contra os Millonarios: duas eliminações e uma classificação. Em 1991, queda nas quartas da Supercopa; em 1993, classificação nas quartas da mesma Supercopa; e em 2000, nova queda, desta vez nas quartas da Mercosul.

Já o confronto contra argentinos em Libertadores dá esperanças ao torcedor flamenguista. São dez jogos, com cinco vitórias, dois empates e três derrotas. 20 gols marcados e 11 sofridos.

Ampliando um pouco mais e olhando o retrospecto de brasileiros contra argentinos em mata-matas de Libertaodres, são 60 confrontos, com 34 classificações argentinas e 26 brasileiras.

Mauro define goleada: 'Uma das maiores humilhações de um time contra um grande rival'; assista

Os números totais são os seguintes: 126 partias, 43 vitórias dos brasileiros, 29 empates, 54 vitórias dos argentinos, 137 gols dos brasileiros e 152 gols dos hermanos.

Os números são de levantamento do jornalista da Revista Placar e editor do Prêmio ESPN Bola de Prata SportingBet Rodolfo Rodrigues.