O 'casamento' entre Abel Ferreira e Palmeiras poderia não ter acontecido se Jorge Sampaoli tivesse aceitado comandar o cube paulista no fim de 2019. Anunciado como novo comandante do Flamengo , o argentino foi a escolha de Maurício Galiotte para comandar a equipe em 2020, mas acabou frustrando o dirigente, que acertou dias depois com Vanderlei Luxemburgo.
Segundo apurou a ESPN à época, a pedida do técnico foi de um salário total de R$ 2 milhões , que englobaria seus vencimentos e o de sua comissão técnica.
Em entrevista dada no último mês de agosto ao Sportv , o treinador citou qual foi o motivo pelo qual acabou rejeitando ir para o Allianz Parque para a temporada de 2010.
"Sobre o Palmeiras, tive reunião com o presidente (Maurício Galiotte), mas naquele momento, se ficasse no Brasil era pra ganhar do Flamengo e entendi que não estava nas condições que eu necessitava e acabou não tendo acordo", disse Sampaoli.
O argentino acabou indo em março de 2020 para o Atlético-MG , que havia acabado de demitir Dudamel como técnico.
O Palmeiras contratou Vanderlei Luxemburgo para 2020, que acabou sendo sucedido por Abel Ferreira , que fez história ganhando duas Conmebol Libertadores , uma Copa do Brasil , um Paulistão, uma CONMEBOL Recopa e em vias de ganhar um Campeonato Brasileiro e com chances do tri da Libertadores.
Jorge Sampaoli tinha contrato com o Santos para 2020, mas deixou o clube por divergências sobre o elenco. O argentino terminou a temporada 2019 como uma 'pedra no sapato' de Jorge Jesus, aplicando um sonoro 4 a 0 no Flamengo na rodada de encerramento do Brasileirão.
As conversas entre a diretoria rubro-negra, liderada por Marcos Braz e Bruno Spindel, e o representante de Jorge Sampaoli aceleraram nas últimas horas de sexta-feira e selaram o acordo até dezembro de 2024 .
A expectativa agora é que o argentino dê seu primeiro treino já na segunda-feira (17). Ele deixou a Espanha nesta sexta e desembarca no Rio de Janeiro no sábado (15).
Sampaoli, é bom frisar, era o nome preferido do presidente Rodolfo Landim, que sempre tratou o argentino como plano A para suceder Vítor Pereira, demitido após a goleada sofrida para o Fluminense na final do Campeonato Carioca .
Outros dirigentes, como Braz e Spindel, eram mais abertos à possibilidade de repatriar Jorge Jesus, que vive final de temporada no Fenerbahçe , da Turquia. No entanto, as conversas com o Mister, campeão brasileiro e da CONMEBOL Libertadores pelo clube em 2019, não caminharam para um desfecho positivo.
Sem chance de ter Jesus logo, o Flamengo se viu obrigado a acelerar a partir da derrota por 2 a 0 para o Maringá , pela abertura da terceira fase da Copa do Brasil . O resultado obriga o time carioca a reagir para não ser eliminado do torneio. Assim, a estratégia foi apostar tudo em Sampaoli.
Essa será a terceira passagem do treinador argentino pelo futebol brasileiro, após passagens de sucesso, e também conturbadas, por Santos e Atlético-MG , entre 2019 e 2021.
Nas duas, Sampaoli ficou marcado como um técnico inventivo, capaz de produzir equipes com futebol atrativo, mas também alguém de pavio curto e que entra em conflitos com dirigentes, principalmente quando o assunto é contratação.
Próximos jogos do Flamengo:
-
Coritiba (C) - 16/04, 16h - Campeonato Brasileiro
-
Ñublense (C) - 19/04, 21h30 - CONMEBOL Libertadores , com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+
-
Internacional (F) - 23/04, 11h - Campeonato Brasileiro