A final do Mundial de Clubes de 1981 vencida pelo Flamengo por 3 a 0 sobre o Liverpool , no Japão, ficou gravada na memória de Steve McManaman . Com apenas nove anos à época, o inglês era torcedor do Everton e dava seus primeiros passos no futebol, mas ficou admirado pelo time brasileiro.

"Era jovem, mas me lembro muito bem porque falei com muitos jogadores do Liverpool sobre o Flamengo, que era um time muito melhor naquela época em particular. Lembro-me de conversar com Kenny Dalglish e os jogadores sobre o jogo específico, mas, eles eram simplesmente excepcionais. Eles entenderam o torneio e as condições. Lembro-me de que o gramado estava muito agitado e eles simplesmente não tiveram nenhum problema. E eles ganharam com muita facilidade. Era uma equipe excelente com alguns jogadores ótimos", disse ao ESPN.com.br .

Um ano depois, ele se apaixonou pela estrelada seleção brasileira comandada pelo técnico Telê Santana na Copa do Mundo . Além craques do Flamengo (Júnior, Leandro e Zico), a equipe tinha nomes como Sócrates, Falcão, Toninho Cerezo e Éder Aleixo.

"Essa foi a primeira vez que realmente me lembrei da Copa do Mundo. Essa foi a que ficou na minha cabeça porque eu tinha dez anos. Eu adorava futebol e vi os brasileiros em momentos realmente altos".

Apesar da derrota por 3 a 2 para a Itália , que deixou a equipe de fora da fase final do torneio, as boas atuações do Brasil ficaram na memória de McManaman.

"Mesmo eles perdendo, com o hat-trick do italiano Paolo Rossi, foi simplesmente um jogo incrível. Então, quando as pessoas me perguntam 'quais são as suas lembranças da Copa do Mundo?', lembro-me de 86 e de Maradona vencendo a Inglaterra . Mas minhas primeiras lembranças vívidas são de 82. Claro, vi filmagens de 78 e Mario Kempes. Mas o Brasil na Copa de 82 acho que foi o melhor porque achei o time mais incrível".

Com tanta admiração por Zico e por outros craques brasileiros, o antigo jogador do Real Madrid guarda algumas relíquias nas paredes de casa, em Liverpool.

"Tenho uma camisa do Flamengo em casa, que está autografada pelo Zico e pelo Júnior. Está na minha parede com todas as minhas outras camisas de futebol. Alguém me deu de presente há muitos anos. Zico, claro, foi um jogador futebol incrível, o famoso número 10. Ele, Júnior e Sócrates tinham um talento, que uau! Eu tenho também uma camisa do Pelé, que conheci uma vez e ele a autografou. Tenho uma coleção para meu filho mais novo, que nos próximos anos poderá ver e saber quem foram Zico, Pelé, Maradona e todos esses jogadores maravilhosos", finalizou.

Revelado no Liverpool, Steve McManaman defendeu os Reds por nove anos antes de mudar para o Real Madrid, em 1999. No clube merengue, o jogador foi bicampeão da Uefa Champions League (2000 e 2002), de LALIGA (2001 e 2003), além do Mundial de Clubes de 2000. Depois disso, ele passou pelo Manchester City entre 2003 e 2005 antes de pendurar as chuteiras.