Novo lateral-direito do Flamengo , Emerson Royal está de volta ao futebol brasileiro depois de seis anos e meio no futebol europeu. Entre tantos clubes que defendeu, um se destacou - e não apenas por sua relevância.

Na janela de janeiro de 2019, a então revelação do Atlético-MG era contratada pelo Barcelona como nome para o futuro do clube. O modelo de negócio era diferente, envolvendo também uma espécie de empréstimo ao Betis .

Seu destaque no clube de Sevilha fez os blaugranas "recontratarem" o brasileiro em julho de 2021, com direito a apresentação formal no Camp Nou. Sua passagem por lá, porém, foi bem mais curta do que era esperado.

Após a disputa das três primeiras rodadas de LALIGA em 2021/22 (sendo a terceira como titular), Emerson foi vendido pelo Barça ao Tottenham por 30 milhões de euros nos últimos dias do mercado.

A transferência, além de surpreendente, não agradou nem um pouco o lateral-direito, que, dias depois, desabafou e se mostrou emocionado por não ter tido a oportunidade de passar mais tempo no clube .

"Me doeu a forma como o Barcelona conduziu a situação. Poderia ter sido de outra maneira. Havia outras formas de acertamos as coisas. Me diziam que eu teria que ir 'sim ou sim'. Quando cheguei estava certo de que o Barcelona queria me utilizar. Mas, olhando para trás, vejo que era algo claro para eles me comprarem para me vender em seguida", disse o brasileiro ao diário Marca .

"Eu pensava que o clube queria que eu ficasse. Joguei domingo de titular, no dia seguinte acordei e fui treinar tranquilo. Ali comecei a ver a divulgação de várias coisas, que o Tottenham havia procurado o Barcelona, que estava quase tudo certo. Eu não entendia nada que estava passando do lado de fora do CT. Queriam conversar comigo e ali eu entendi que queriam me vender mesmo. Estavam me expulsando com boas palavras".

Mas a venda abrupta não foi por acaso. Por conta das regras do Fair Play Financeiro de LALIGA, o Barça teria que abrir espaço em sua folha salarial negociando atletas que, não necessariamente, estavam fora dos planos da equipe.

Menos de uma semana depois do desabafo de Emerson, Ronald Koeman, então técnico blaugrana, tentou se explicar em entrevista ao diário Sport . “Um exemplo de que quero ajudar o clube foi a decisão tomada com Emerson”.

“Disse ao clube que se fosse um dinheiro importante que se pode ganhar, poderiam vender o Emerson, porque temos Dest, Mingueza e até Sergi Roberto. Não fui intransigente nesse ponto, porque poderia ter dito: ‘Não, daqui ele não sai’”, explicou.

Em entrevista exclusiva à ESPN em outubro de 2021, Emerson ainda contou detalhes de sua mudança repentina para o Tottenham, revelando que até mesmo sua família foi pega de surpresa.

"Eu tinha o sonho de jogar no Barcelona e, quando eu sou apresentado, a diretoria deposita uma ficha muito grande em cima de mim. Falam boas coisas. O presidente falava sobre mim, falava de coisas pessoais minhas, ele sabia de tudo da minha vida, sabia como eu jogava, minhas características, tudo. Eu fiquei até surpreso".

"De repente eu tomo um susto, que o Barcelona não conta comigo. Só que eu deixei bem claro quando eu conversei com os diretores. Eu falei 'não quero estar num lugar onde eu não seja feliz e onde eu não seja desejado. Eu quero ir para um lugar onde as pessoas querem que eu esteja'. E eu vi esse desejo do Tottenham", disse o defensor.

"Eu falei para eles 'vamos embora'. Minha família ficou me olhando e eu falei 'a gente está aqui há vinte e poucos dias, mas vamos, temos um novo desafio, vamos virar a chave da nossa cabeça, focar nisso e ser felizes lá'", finalizou.

Além de Emerson, outros nomes deixaram o Barcelona na época por conta da necessidade de se abrir espaço na folha salarial, como Miralem Pjanic, emprestado ao Besiktas, e Antoine Griezmann, cedido ao Atlético de Madrid.

No Tottenham, o brasileiro oscilou entre bons e maus momentos, realizando 101 partidas, com quatro gols marcados. Na última temporada, se mudou para o Milan, com 26 jogos disputados. Agora, busca um novo recomeço, visando um retorno à seleção brasileira , com a camisa do Flamengo .