Nesta sexta-feira, o Red Bull Bragantino anunciou a contratação de Sandro Orlandelli como seu novo coordenador técnico.

"É um desafio instigante integrar a comissão técnica do clube e o ajudar a se consolidar como uma das grandes forças do futebol brasileiro”, disse o reforço da equipe paulista.

Mas quem é Sandro Orlandelli? E como ele pode ajudar o Red Bull Bragantino?

Perfil

Bacharel em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Gestão Estratégica de Negócios, Orlandelli já passou por gigantes ao redor do mundo, tendo os mais distintos cargos.

Começou como treinador no São Paulo e depois teve a mesma ocupação no Corinthians . Depois, foi ao Malmo, na Suécia, para ser auxiliar técnico, e teve a mesma função no Yokohama FC, do Japão, e no Al Hilal, da Arábia Saudita. No Saint-Etienne , da França, foi scout, e então foi ao Arsenal , da Inglaterra, com a missão de ser o chefe dos scouts do clube - por lá ficou entre 2002 e 2012.

Retornou ao Brasil para ser diretor de futebol do Athletico-PR , e depois tornou-se scout do Santos . Em 2015, foi contratado pela CBF como coordenador da base, sendo responsável por alimentar o banco de dados de jogadores de olho nas Olimpíadas Rio-2016. Desde julho de 2016, voltou a ter a função de scout, mas no Manchester United .

"31 de dezembro de 2019 foi meu último dia trabalhando no Manchester United! Sou mais do que grato por ter tido a oportunidade de trabalhar com ótimos profissionais nesse tão grande clube por mais de três anos. Obrigado por tudo!", disse Orlandelli, em uma publicação de despedida dos Red Devils.

Por já ter rodado o mundo, não são poucas as línguas que Orlandelli fala: português, inglês, japonês, italiano, espanhol, francês básico e alemão.

Tempo no Flamengo

Em 2018, o clube carioca contratou Orlandelli para prestar consultoria no final da temporada, e ele iniciou seu trabalho quando a diretoria negociava a chegada de Vitinho. Sua missão era planejar o elenco para a próxima temporada... E bem, parece que deu certo.

Durante seu tempo no rubro-negro, uma missão era achar um reforço para 'substituir' Lucas Paquetá, contratado pelo Milan. Foi aí que ele apontou Bruno Henrique, na época do Santos, como um jogador competitivo, forte, veloz e com bom custo-benefício, como reportado pelo O Globo.

Mais tempo a Mourinho

Durante grande parte de seu tempo no Manchester United, o treinador era o português José Mourinho. Após derrota para o Liverpool, o técnico foi demitido.

"O José Mourinho ficou pouco tempo no Manchester United para fazer um trabalho digno de um clube tão grande", opinou Orlandelli.

Bancou Damião no Santos

Quando estava no Santos, 13 milhões de euros (R$ 41,6 milhões na época) foram gastos em Leandro Damião, o que hoje representa a 5ª contratação mais cara da história do futebol brasileiro. Tanto pelo preço quanto pelo desempenho, a contratação do atacante foi um erro.

Entretanto, Orlandelli, principal responsável pela contratação, não desistiu cedo do jogador, e mesmo após um começo fraco, defendeu o atacante e explicou:

"Ele pode não ser tão rápido, mas é inteligente para dar assistência aos companheiros. Às vezes, está sendo marcado por dois ou três jogadores, mas consegue trazer a marcação, tirar o foco do sistema defensivo adversário, como também pode receber a bola e servir dando assistência para os companheiros concluírem. Então, o Leandro Damião, além do potencial que tem de fazer gols, também tem essa outra característica. São coisas que, se você for ver o jogo na emoção, não vai visualizar.", disse em entrevista ao Globoesporte.com.

Ao todo, Damião fez 11 gols em 44 jogos pela equipe santista.