Na última partida, o Flamengo venceu o Palmeiras por 3 a 2 em um jogo repleto de controvérsias relacionadas à arbitragem. O Palmeiras alegou que foi prejudicado em dois lances cruciais, levantando questões sobre a atuação do VAR.
Pênalti não marcado
O Palmeiras destacou que houve um pênalti não assinalado em favor de Gustavo Gómez, que teria sido empurrado pelo jogador Jorginho. Em resposta, a análise do VAR, conduzida por Caio Max, concluiu que a mão de Jorginho em Gómez é considerada "referência" e não teve impacto no desenrolar da jogada. Caio Max afirmou:
Para mim, essa mão aqui é só uma mão de referência, não tem esse impacto. Pode seguir.
Contestação do segundo gol
A equipe palmeirense também contestou a validade do segundo gol do Flamengo, argumentando que houve faltas anteriores à penalidade sofrida por Pedro. Caio Max analisou a situação, afirmando que, embora a falta em Vitor Roque pudesse ser interpretada como infração, ela não impactou a sequência da jogada. Ele declarou:
Na origem da jogada não faz parte da fase de ataque.
Análise do contato entre Pedro e Bruno Fuchs
Em relação ao lance entre Pedro e Bruno Fuchs, o VAR decidiu que não houve falta cometida pelo atacante do Flamengo ao trombar com o defensor do Palmeiras. Segundo a análise,
é o jogador de verde que busca o de vermelho. O jogador de vermelho não tem o que fazer.
Impacto no Campeonato Brasileiro
Com a vitória, o Flamengo igualou o Palmeiras em pontos, ambos com 61 na tabela do Campeonato Brasileiro. A polêmica em torno das decisões de arbitragem provavelmente continuará sendo discutida nas próximas semanas, especialmente entre os torcedores das duas equipes.
A CBF divulgou o áudio do VAR, que trouxe à tona essas análises e justificativas, permitindo um entendimento mais claro sobre as decisões tomadas durante a partida. O Flamengo agora se prepara para os próximos desafios na temporada, incluindo a Libertadores, enquanto o Palmeiras busca entender as repercussões dessa derrota.