Plata volta ao palco onde foi herói de título do Flamengo tentando afastar desconfiança da torcida

O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira para decidir sua vida na Copa do Brasil justamente no palco onde se sagrou o atual campeão do torneio. No dia 10 de novembro de 2024, o Rubro-Negro venceu o Atlético-MG por 1 a 0 na Arena MRV e conquistou o título tendo Plata como herói. Hoje, o atacante equatoriano volta ao estádio ainda tentando afastar uma certa desconfiança por parte da torcida.

Plata em aquecimento no Flamengo — Foto: Fernando Torres / AGIF

Plata decidiu aquela final com um golaço de cavadinha (veja no vídeo acima) e marcava pela segunda vez em 13 jogos com a camisa do Flamengo. Desde então, o atacante entrou em campo mais 30 vezes e fez só mais dois gols nesse período. Se no título em 2024 muitos rubro-negros se empolgaram com ele, na atual temporada uma parte passou a questionar sua titularidade.

Fato é que Plata nunca foi um finalizador nato. Sua passagem mais artilheira tinha sido no Catar em 2024, quando fez 12 gols em 33 jogos pelo Al-Sadd. No Flamengo, ele não marca desde abril, na goleada por 6 a 0 sobre o Juventude no Maracanã. Mas o camisa 50 rubro-negro se destaca por outras características e costuma aparecer na criação. O passe, para Arrascaeta fazer o gol do empate em 1 a 1 com o Ceará no Castelão, resultado que manteve a liderança do Brasileiro, foi do equatoriano.

O atacante soma ao todo sete assistências desde que chegou ao Flamengo (veja no vídeo acima) , duas delas na grande vitória por 3 a 1, de virada, em cima do Chelsea na Copa do Mundo de Clubes - única derrota dos ingleses na campanha que terminou com o título. Ele já serviu duas vezes Arrascaeta e Bruno Henrique, e uma vez Gabigol, Wesley e Wallace Yan.

Plata também participa de uma estatística que aparece pouco para a torcida: as pré-assistências, ou seja, o penúltimo passe antes de um gol. Como por exemplo no marcado pelo Luiz Araújo na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo no Maracanã (veja no vídeo abaixo) . Ele acumula três pré-assistências desde que chegou ao Flamengo, segundo levantamento da equipe do "gato mestre", do ge . A título de curiosidade, o líder do time no quesito nesta temporada é Pulgar com cinco.

A versatilidade do equatoriano também é algo que Filipe Luís tanto gosta para dar várias opções ao time. Plata joga preferencialmente de ponta-direita, mas já fez no Flamengo também as funções de meia armador e até de falso 9. Ele tem velocidade para fazer a pressão na saída de bola adversária, que o técnico exige, e ainda recompõe na marcação.

Além do atual jejum de gols, muitos torcedores também ficaram na bronca com Plata pela polêmica envolvendo a seleção do Equador, que fez um procedimento no joelho do atacante sem o consentimento do Flamengo . Ele se redimiu internamente ao pedir sua desconvocação e voltar mais cedo na última Data Fifa. Na época, o jogador desfalcou a equipe durante nove partidas.

Filipe Luís e Plata em treino do Flamengo — Foto: Adriano Fontes / Flamengo

Nesta quarta, Plata tenta afastar a desconfiança ajudando o Flamengo a estufar as redes. Mas assistências ou pré-assistências também estão valendo: o time tem que vencer o Atlético-MG na Arena MRV por dois gols de diferença para se classificar para as quartas de final da Copa do Brasil, ou por uma diferença mínima para levar a disputa para os pênaltis.

Mais Escalados 1 ª rodada

Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000
Carregando Dados... ......
Mandante SIGLA SIGLA Mandante
0000000000

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte
publicidade
publicidade