Os rubro-negros ainda não conseguiram digerir o empate com o Vasco em um clássico onde foi muito superior e acabou castigado com um gol sofrido no fim. Mas pelo lado racional, há coisas muito positivas para se tirar da partida, como por exemplo as boas estreias de Plata e Alex Sandro. Tanto o atacante quanto o lateral-esquerdo deram ótimo cartão de visitas e aumentaram o nível rubro-negro na reta final da temporada.
Alex Sandro não jogava uma partida desde o dia 25 de maio, quase quatro meses. Mas por sua qualidade nem deu para sentir falta de ritmo. O experiente lateral-esquerdo de 33 anos atuou os 96 minutos do clássico com ótimos momentos, principalmente ofensivos. Foi dele, por exemplo, o cruzamento para a cabeçada no travessão de Léo Ortiz. Também finalizou uma vez com perigo da entrada da área, e a bola saiu perto da trave.
Ao todo, segundo o site "Sofascore", foram 79 ações com a bola, sendo 60 passes certos e só um errado; quatro cruzamentos certos e três errados; dois desarmes, dois cortes e uma interceptação; cinco perdas da posse de bola; um drible certo; uma falta feita e uma sofrida; quatro de seis duelos ganhos no chão e um no único aéreo. Nas redes sociais, Alex Sandro comemorou a estreia:
- Mais que uma estreia e voltar ao Brasil após 13 anos na Europa, o sonho de vestir o manto com o Maracanã lotado. Obrigado aos torcedores que deixaram esse dia especial ainda mais bonito. O resultado não foi o esperado, mas seguiremos focados em nossos objetivos. Uma vez Flamengo , sempre Flamengo ! 🔴⚫ #crf.
Plata também foi titular e jogou no lugar de Arrascaeta, que estava sendo preservado para a Libertadores mas ainda no primeiro tempo foi acionado com a contusão de Luiz Araújo. O jovem e ensaboado atacante equatoriano, de 23 anos, mostrou personalidade em um Maracanã lotado e deu muito trabalho flutuando o campo inteiro em toda a partida. Teve duas boas chance na área no primeiro tempo e no segundo atacou de garçon e deixou Bruno Henrique e Carlinhos na cara do gol.
Ainda de acordo com o "Sofascore", Plata teve 77 ações com a bola, sendo quatro finalizações; dois dribles certos em seis tentativas; 41 passes certos e nove errados; um cruzamento certo e um errado; quatro duelos ganhos em 18 no chão; 21 perdas da posse de bola; três faltas cometidas; um impedimento; além de dois desarmes e uma interceptação, o que mostra que também ajudou na recomposição defensiva. O gringo também celebrou nas redes sociais:
- Experiência incrível! Vestir esta camisa ⚫🔴 e sentir o apoio desta grande torcida até o final, em um estádio histórico, era um sonho para realizar. Pontuamos, mas queremos mais. 💪🏽 #VamosFlamengo.
Tite elogiou o desempenho da dupla em entrevista coletiva após a partida:
- Sintonia, um dos aspectos que conversamos no vestiário, sem entrar em individualidade, mas entrando nela. Foi justamente essa naturalidade que os dois tiveram no desempenho também, assim como a equipe toda. Surpreendente até o desempenho que tiveram na estreia em um clássico. Felizes pelo desempenho, mas triste pelo resultado - analisou.
Plata e Alex Sandro serão novamente opções no jogo desta quinta-feira, quando o Flamengo recebe o Peñarol, do Uruguai, às 19h (de Brasília) no Maracanã, pela partida de ida das quartas de final da Libertadores. Ayrton Lucas volta de suspensão, mas vai ter páreo duro para retomar a titularidade. Enquanto o equatoriano vira opção caso Luiz Araújo não se recupere da pancada no joelho.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv