Placa de Stuart Angel sumiu. Grupo de torcedores do Flamengo cria camisa para refazer homenagem ao atleta assassinado

Camisa que será vendida para arrecadar fundos por nova homenagem lançada nesta sexta — Foto: Divulgação

Camisa que será vendida para arrecadar fundos por nova homenagem lançada nesta sexta — Foto: Divulgação

Onde está a placa em homenagem a Stuart Angel? A peça que ficava na sede de Remo do Flamengo, na Lagoa, desapareceu e ninguém sabe dizer o paradeiro. A falta - que aparentemente já vem de algum tempo - foi notada pelo "Flamengo da Gente (FdG)" no dia em que o grupo lembrou os 55 anos do Golpe Militar, em 31 de março. Nesta sexta-feira, completam-se 48 anos do assassinato dele pela Ditadura. Stuart era atleta do clube e tinha 25 anos quando foi morto.

A procura pela placa deu lugar a uma ideia que será lançada em seu aniversário de morte, nesta sexta-feira. O FdG vai fazer uma nova, com dinheiro arrecadado a partir da venda de camisas feitas exclusivamente para a campanha.

Na camisa, explicam os idealizadores, a frase "A Democracia Começa pelos Mulambos" (ou "Mulambas", na versão feminina) é uma adaptação da campanha da Frente Ampla pelo Flamengo, dos anos 1970, que, em plena Ditadura Militar, venceu uma eleição com o slogan "A democracia começa pelo Flamengo".

Elas serão vendidas por R$ 50. O grupo precisa reunir R$ 10 mil para a confecção de uma nova placa.

Informações preliminares no clube dão conta de que a placa foi retirada do memorial durante a Olimpíada no Rio, em 2016, quando o clube foi alugado por delegações. Na época, ela já estaria deteriorada por efeitos da maresia. Mas ninguém sabe o motivo de a homenagem não ter voltado para o seu local após o fim da competição. A assessoria de imprensa do Flamengo informou que está procurando a placa para recolocá-la no local da homenagem.

Relembre

Homenagem a Stuart Angel feita em março por grupo de torcedores do Flamengo — Foto: Reprodução Twitter

Homenagem a Stuart Angel feita em março por grupo de torcedores do Flamengo — Foto: Reprodução Twitter

A homenagem a Stuart, feita pelos integrantes do FdG, em março, provocou uma nota oficial do Flamengo. Nela, o clube foi a público para informar que não havia participado do ato.

" O Clube de Regatas do Flamengo esclarece que, por ser uma verdadeira Nação, formada por mais de 42 milhões de torcedores das mais diversas crenças e opiniões, não se posiciona sobre assuntos políticos.

A homenagem citada na nota foi realizada diretamente por um grupo de sócios e torcedores do Clube, sem nenhuma participação da instituição - algo que, inclusive, é estatutariamente vedado" , se manifestou o Flamengo na ocasião.

Stuart Angel

Stuart foi bi-campeão pelo Flamengo (1964 e 1965). Era filho da figurinista e estilista Zuleika Angel Jones, conhecida como Zuzu Angel, e do americano Norman Jones. No fim dos anos 1960 e início dos 1970, se integrou ao grupo MR-8, que fazia a luta armada contra o regime militar. Foi preso, torturado e morto por membros do Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica (Cisa) em 14 de junho de 1971, aos 25 anos. Mesmo fim teve sua mulher, a também militante e guerrilheira Sônia Morais Jones, morta dois anos depois e igualmente dada como desaparecida.

Durante anos, Zuzu lutou para esclarecer o caso, mas morreu sem saber o paradeiro do filho. Stuart era irmão da jornalista Hildegard Angel. Ela esteve na homenagem feita pelo FdG na Lagoa, em março.

A placa que está desaparecida existia desde 2010 quando na gestão da ex-presidente Patrícia Amorim, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PF), foi criado um espaço para a memória do ex-atleta.

Flamengo da Gente

É um grupo de torcedores do Flamengo que também tem entre seus integrantes sócios e conselheiros do clube.

Fonte: Globo Esporte