Pesquisa O GLOBO/Ipsos-Ipec: Flamengo tem mais da metade de sua torcida fora do Sudeste

A maior torcida do Brasil também é a mais espalhada pelo país. Com 21,2% da preferência nacional, o Flamengo aparece no topo do ranking da pesquisa O GLOBO/Ipsos-Ipec, divulgada desde a semana passada e que, a partir de hoje, passa a ser analisada em profundidade, clube por clube. No caso rubro-negro, chama atenção a capilaridade regional: nada menos que 63% dos flamenguistas vivem fora do Sudeste — região onde fica o Rio de Janeiro, sede do clube.

O Sudeste ainda concentra a maior fatia: 37%. Mas o número é seguido de perto por outras regiões. Nordeste (30%) e Norte/Centro-Oeste (30%) dividem uma segunda colocação robusta, enquanto o Sul responde por uma fatia menor (3%). Com isso, a torcida rubro-negra é, de fato, a mais nacional do Brasil.

Perfil da torcida do Flamengo — Foto: Editoria de Arte
Perfil da torcida do Flamengo — Foto: Editoria de Arte

— Temos uma proporção muito grande de torcedores do Flamengo fora da região Sudeste, uma grande parte desses torcedores das regiões Norte e Nordeste do país. Esse é um torcedor que o clube nunca assistiu diretamente — diz Ricardo Hinrichsen, vice-presidente de marketing do Flamengo, que revela os planos para se aproximar ainda mais desse público. — Lançamos recentemente um plano de sócio-torcedor cujo foco é essencialmente o torcedor que mora fora do estado do Rio de Janeiro, em função do grande volume de torcedores que moram nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, e se chama Sem Fronteiras. É um programa de sócio mais barato, porque não contempla a frequência aos jogos no Maracanã, já que esse torcedor tem dificuldade de se deslocar até aqui.

Se dependesse apenas do Sudeste, o Flamengo teria “só” 7,8% da preferência nacional — o que não seria suficiente para liderar. Mas, ao observar o dado inverso, a força se escancara: 13,4% de quem respondeu à pesquisa torce para o Flamengo e está fora do Sudeste. O número é superior ao total de corintianos em todo o país (11,9%). Se consideradas apenas as regiões Norte/Centro-Oeste e Nordeste, o Flamengo ainda alcançaria 12,7% da preferência nacional. Ou seja, mesmo sem os torcedores do Sul e Sudeste, ainda seria a maior do Brasil.

Arrascaeta cobra escanteio em Ceará 1x1 Flamengo. À direita, setor destinado aos rubro-negros no Castelão aparece lotado — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Arrascaeta cobra escanteio em Ceará 1x1 Flamengo. À direita, setor destinado aos rubro-negros no Castelão aparece lotado — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

— A torcida do Flamengo fora do estado do Rio de Janeiro sozinha é maior do que a do Corinthians. Então, só com o torcedor que está fora da minha região, eu tenho mais torcedores do que a torcida inteira do segundo colocado em todo o Brasil. É realmente uma base muito importante para nós — e para mim, especialmente, pois sou pernambucano do Recife, nordestino. Acho fundamental conhecermos cada vez melhor esse torcedor e descobrir como podemos estar mais próximos e estreitar esse relacionamento — orgulha-se Hinrichsen.

O Flamengo lidera o ranking nacional não só no total geral, mas também nas regiões Sudeste, Nordeste e Norte/Centro-Oeste — sendo que, nesta última, atinge seu maior índice: 37,5%. A única exceção está no Sul, onde aparece em quarto lugar, atrás de Grêmio, Internacional e Corinthians.

Inscreva-se na Newsletter: Que Jogo É Esse

Inscrever
Fonte: O Globo
publicidade
publicidade