Mesmo se vencer o Inter hoje, 16h, no Maracanã, e conseguir levar o Flamengo ao octacampeonato brasileiro na última rodada, Rogério Ceni tem sua permanência no clube ainda indefinida, em função da alta rejeição dos muros do Ninho do Urubu para fora.
Leia mais : Por que Ceni pode levar o Flamengo ao título e não ser mantido
A principal explicação para a resistência ao treinador é ele ir contra o que o torcedor imagina ser a solução dentro de campo em diversos momentos.
O elenco montado pelo Flamengo e a escalação já decorada pela torcida, sobretudo após o título da Libertadores, traz à tona sempre o fantasma do excelente futebol apresentado em 2019 e das escolhas que levaram àquelas conquistas.
Também há contra Rogério o fato de ser ídolo do São Paulo, e de ter estado muito perto de assumir o clube onde brilhou como jogador por vários anos.
Tal cenário, inflamado pelas redes sociais, influencia não apenas a torcida, mas dirigentes e conselheiros do clube que rodeiam o presidente Rodolfo Landim. Sobretudo em ano de eleição, que promete ter o seu “start” na campanha após o Brasileiro.
Embora Ceni não tenha recebido qualquer garantia de permanência, tem diálogo aberto com o presidente, com o vice de futebol Marcos Braz e com o diretor Bruno Spindel, que lhe dão sustentação.
A rejeição existe mais na Gávea e nas redes sociais. Em oposição, há respaldo dos atletas. A relação com o elenco é franca, com trocas em favor da equipe, e entendimento total do trabalho após um período de adaptação.
“É mais de fora pra dentro. Avaliação de dentro do Ninho é boa. Treino, metodologia e vestiário. Resultado vai avalizar isso tudo. Sempre”, disse uma fonte que circula entre a Gávea e o Ninho.
Essa semana, o vice de futebol Marcos Braz deu respaldo a Ceni, mas foi moderado.
— O Rogério se encontra em um bom momento no Flamengo em todos os sentidos. Ele é um bom treinador, a equipe é boa, e estão faltando dois jogos para ver o que vai acontecer — declarou o dirigente, que chegou a dizer em momento anterior de forte pressão que daria seu paraquedas ao técnico.