Não faltam experiências de Liga dos Campeões no currículo de Jorge Jesus, mas será em Guayaquil, no Equador, onde irá debutar na Copa Libertadores. Flamengo e Emelec (EQU) se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio George Capwell, pelo jogo de ida das oitavas de final, e o técnico português conhecerá a "Champions League Latina", que foi um dos motivos para acertar com o rubro-negro.
LEIA MAIS: De Ronaldinho a Vinicius Jr: as histórias de Fla x Emelec
— Se alguma vez me perguntasse se poderia estar em uma Libertadores, o futebol tem dessas condições... Eu não pensava, minha vida era Champions. Mas a Libertadores também é a Champions da América Latina, foi um dos motivos que aceitei o Flamengo, participar desta competição importante. Entra em um currículo que já tenho na Europa — declarou.
A estreia de Jorge Jesus em Liga dos Campeões aconteceu em 2010, ainda pelo Benfica, e serve de bom sinal para o torcedor rubro-negro mais supersticioso. Na ocasião, o treinador bateu o Hapoel (ISR) por 2 a 0 e, caso leve o Flamengo a repetir o placar contra o Emelec, dará um grande passo rumo às quartas de final - lembrando que o jogo de volta está marcado para o próximo dia 31, no Maracanã, e há a regra do gol fora de casa.
VEJA AINDA: Jesus quer mais reforços: 'Pedi um que não chegou'
Jesus se destaca mais pelas campanhas realizadas do que pelos números frios na Liga dos Campeões. No total, soma apenas 15 vitórias e nove empates contra 21 derrotas, mas foi a campanha de 2012 — levou um modesto Benfica até as quartas de final — que rendeu o apelido de 'Mister'. Diante do Emelec, terá um milionário Flamengo em mãos e a pressão pelo título da Libertadores.
— O Emelec tem experiência de Libertadores, o Angulo é um jogador já conhecido e observado na Europa. Vimos os jogos do Emelec, já enfrentou um brasileiro, que é o Cruzeiro. É um time de intensidade muito alta — afirma o português.
LEIA TAMBÉM: Fla pode montar defesa com base convocada por Tite
— A pressão que se tem sobre mim é a pressão que todos os grandes treinadores gostariam. É uma pressão positiva e que sempre procurei ter por estar nos clubes top — completou.
Nesta quarta-feira, Jorge Jesus completará 65 anos e também carrega outra boa superstição. Em 1981, o Flamengo foi campeão pela única vez da Copa Libertadores na primeira vez em que disputou. Quem sabe o comandante português não repete o feito logo na sua primeira participação no torneio?
Mesmo estilo mesmo com desfalques
O Flamengo tem as ausências de Everton Ribeiro, Arrascaeta e Vitinho contra o Emelec, mas Jorge Jesus não fará mudanças no estilo de jogo. De acordo com o treinador, a equipe realiza as mesmas atividades com os jogadores considerados titulares e reservas e confia que todos podem executar as ideias treinadas.
— O fato de ter alguns jogadores lesionado não nos vai fazer mudar a forma de jogo. Trabalhamos todas da mesma maneira. Temos que seguir em frente com os jogadores que temos e não estou preocupado com isso. Confio em todos — afirmou o comandante português.
PAULO CÉZAR CAJU:
Cansei de esperar o Brasil mudar
O trio deve ser substituído, respectivamente, por Berrío, Gérson e Bruno Henrique, que retornou à equipe titular após se recuperar das dores no tornozela e entrar no segundo tempo da partida contra o Corinthians, no último domingo. Outro que deve estrear entre os titulares é o lateral-direito Rafinha, inscrito para esta fase da Copa Libertadores.
Lembrando que o lateral-esquerdo Filipe Luís, anunciado oficialmente como reforço na última terça-feira, pode ser inscrito pelo Flamengo nas quartas de final - caso avance diante do Emelec. Os clubes podem fazer duas trocas por etapa até a semifinal.