Nos últimos três jogos, Pedro se tornou o protagonista do Flamengo, anotando impressionantes seis gols. Essa fase de grande evolução da equipe carioca, que coincide com a formação da dupla de volantes Jorginho e Saúl, destaca não apenas a melhoria no meio de campo, mas também o papel fundamental do camisa 9. Enquanto a nova estrutura tática ampliou as oportunidades de criação, Pedro se firmou como o homem-gol, capaz de transformar chances em gols, utilizando tanto o oportunismo quanto habilidades técnicas, como o famoso elástico que Rivellino imortalizou.
Da polêmica à redenção
Desde a polêmica vivida em julho, quando o técnico Filipe Luís o criticou publicamente por falta de comprometimento e desempenho nos treinos, Pedro tem se mostrado um jogador renovado. Desde então, ele já marcou mais gols do que em toda a primeira metade da temporada. Em 10 jogos, foram sete gols, superando os cinco que fez em 17 partidas entre abril e junho, após retornar de uma grave lesão no joelho.
Números que impressionam
Se considerarmos as assistências, Pedro contabiliza oito participações diretas em gols, empatando com o primeiro semestre, mas com um desempenho superior, já que isso foi alcançado em sete jogos a menos. Na última partida, uma goleada de 8 a 0 sobre o Vitória, o atacante brilhou ao marcar três gols, levando a bola do jogo para casa. Com esse hat-trick, ele ultrapassou a marca de 100 gols no Maracanã e se posiciona na disputa pela artilharia do Campeonato Brasileiro, estando a cinco gols de Kaio Jorge, do Cruzeiro.
Fé e superação
Pedro, que é muito religioso, creditou sua força e resiliência à fé: — "Creio que tudo que acontece na minha vida tem um propósito. Só tenho que agradecer a Deus por cada fase, cada etapa que eu enfrento, cada desafio que eu passo. Isso serve para eu amadurecer, eu crescer cada vez mais. E eu devolvo a honra e a glória para Jesus porque é ele quem me sustenta, me deixa permanecer de pé. Agora é continuar trabalhando para conquistar ainda mais com essa camisa" — afirmou após o jogo contra o Vitória.
Reflexão e comprometimento
A bronca de Filipe Luís ocorreu em 12 de julho, e dois dias depois, Pedro se reuniu com o elenco no Ninho do Urubu, onde fez um mea-culpa pelo seu rendimento abaixo do esperado. Ele revelou ter se sentido desrespeitado após o vazamento de prints que o colocavam à venda por 15 milhões de euros, o que impactou sua postura em campo. Desde então, o atacante voltou a treinar com intensidade, conquistando elogios internos e reconquistando a torcida.
Atualmente, Pedro não é titular absoluto, pois Filipe Luís tem promovido um revezamento entre ele e Bruno Henrique, considerando as características dos adversários. Contudo, o técnico já considera o artilheiro como "recuperado": — "Não fui eu que recuperei o Pedro, ele se recuperou. Ele que está em um grande momento, está brilhando, está feliz. A gente percebe o sorriso dele dentro do campo. É um jogador muito diferente, com muito diferencial" — destacou Filipe Luís.
Caminho para a história
Pedro foi o artilheiro do Flamengo nas últimas três temporadas, marcando 29 gols em 2022, 35 em 2023 e 32 até setembro do ano passado, quando sofreu a lesão que o afastou dos gramados até abril deste ano. Com a confiança em alta, o camisa 9 vive seu melhor momento desde a cirurgia no joelho esquerdo e deve ser titular contra o Grêmio no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. Entre Pedro e Filipe Luís, a polêmica foi deixada para trás, substituída por uma nova fase repleta de gols e superação.